Multimédia e Computação Gráfica

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo.

Resultados de Aprendizagem

Parte I – Dotar os alunos de conhecimentos sobre o processo de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como o desenvolvimento de aplicações multimédia utilizando as mais recentes ferramentas e tecnologias.  

Parte II – Dotar os alunos de conhecimentos sobre o processo de modelação e manipulação de objectos em 3D e desenvolvimento de aplicações simples utilizando objectos 3D. 

No final do semestre os alunos deverão ser capazes de adquirir e manipular conteúdos em 2D e 3D e desenvolver aplicações simples nas quais estes conteudos sejam utilizados.

Programa

Parte I – Multimédia

Introdução ao multimédia; Criação e edição de conteúdos multimédia; Desenvolvimento de aplicações multimédia com CreateJS (Adobe Animate CC) e Wick.

Parte II – Computação gráfica

Introdução à computação gráfica; Gráficos 2D (pontos, linhas, formas, transformações); Gráficos em 3D (coordenadas, formas, cor, transformações, projeções); Modelação de objectos em 3D; Luz, materiais e texturas; Desenvolvimento de aplicações 3D simples.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Trabalho prático individual - 65.0%
  • - Uma prova escrita individual - 35.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalhos individuais - 75.0%
  • - Uma prova escrita individual - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Multimédia e Tecnologias Interactivas; Nuno Magalhães Ribeiro; FCA:2012;

Tecnologias de Compressão Multimédia; Nuno Ribeiro / José Torre; FCA; 2009.

Digital Video Concepts, Methods, and Metrics; Shahriar Akramullah; Apress; 2014.

Sistemas e Técnicas de Produção Áudio; Miguel Pinheiro Marques; FCA; 2014.

Introduction to Computer Graphics; David J. Eck; Hobart and William Smith Colleges; 2018.

Introdução à Computação Gráfica; João Madeiras Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira  e Mário Rui Gomes; FCA; 2018.

Outros recursos disponiveis online.