Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo.
Resultados de Aprendizagem
Parte I – Dotar os alunos de conhecimentos sobre o processo de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como o desenvolvimento de aplicações multimédia utilizando as mais recentes ferramentas e tecnologias.
Parte II – Dotar os alunos de conhecimentos sobre o processo de modelação e manipulação de objectos em 3D e desenvolvimento de aplicações simples utilizando objectos 3D.
No final do semestre os alunos deverão ser capazes de adquirir e manipular conteúdos em 2D e 3D e desenvolver aplicações simples nas quais estes conteudos sejam utilizados.
Programa
Parte I – Multimédia
Introdução ao multimédia; Criação e edição de conteúdos multimédia; Desenvolvimento de aplicações multimédia com CreateJS (Adobe Animate CC) e Wick.
Parte II – Computação gráfica
Introdução à computação gráfica; Gráficos 2D (pontos, linhas, formas, transformações); Gráficos em 3D (coordenadas, formas, cor, transformações, projeções); Modelação de objectos em 3D; Luz, materiais e texturas; Desenvolvimento de aplicações 3D simples.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho prático individual - 65.0%
- - Uma prova escrita individual - 35.0%
- - Trabalhos individuais - 75.0%
- - Uma prova escrita individual - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Multimédia e Tecnologias Interactivas; Nuno Magalhães Ribeiro; FCA:2012;
Tecnologias de Compressão Multimédia; Nuno Ribeiro / José Torre; FCA; 2009.
Digital Video Concepts, Methods, and Metrics; Shahriar Akramullah; Apress; 2014.
Sistemas e Técnicas de Produção Áudio; Miguel Pinheiro Marques; FCA; 2014.
Introduction to Computer Graphics; David J. Eck; Hobart and William Smith Colleges; 2018.
Introdução à Computação Gráfica; João Madeiras Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira e Mário Rui Gomes; FCA; 2018.
Outros recursos disponiveis online.