Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de: a) Explicar os conceitos fundamentais de marketing digital;
b) Distinguir os diferentes modelos de negócio eletrónico;
c) Construir um plano de marketing digital;
d) Compreender o potencial da pesquisa de marketing online;
e) Discutir as especificidades do comportamento do consumidor online;
f) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing digital;
g) Distinguir e operacionalizar as variáveis do mix de marketing digital;
h) Compreender e utilizar ferramentas de marketing digital;
i) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing digital e avaliar o seu impacto na performance do negócio.
Programa
Parte I. Introdução ao marketing digital
1. Noções fundamentais de marketing digital 2. Marketing digital estratégico
- Plano de marketing digital
Parte II. Estratégia de marketing digital
- Sistema de informação de marketing online
- Comportamento do consumidor online
-
- Segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online
Parte III. Gestão de marketing digital
- Gestão de produtos e marcas em ambiente digital
- Gestão de preços em ambiente digital
- Canais de distribuição digitais
- Comunicação de marketing digital
- Ferramentas de marketing digital
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson.
Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th ed.). Routledge.
Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.
Frost, R., Fox, A. K., & Strauss, J. (2018). E-Marketing (8th ed.). Routledge.
Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.