Avaliação de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Fichas de Exercícios e Fichas de Trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja apto a:
a) Identificar os principais problemas relacionados com a avaliação de empresas;
b) Conhecer as diversas fases do processo de avaliação;
c) Compreender a importância do diagnóstico e identificar as suas principais funções no processo de avaliação;
d) Conhecer as diversas noções de Valor;
e) Dominar os diversos métodos de avaliação de empresas;
f) Identificar as vantagens e limitações dos diversos métodos de avaliação;
g) Saber selecionar e aplicar o método mais apropriado a cada caso de avaliação

Programa

1 Fundamentos da avaliação de empresas
1.1 Principais definições de valor
1.2 Premissas fundamentais da avaliação de empresas
1.3 Due Diligence
2 Métodos e modelos de avaliação de empresas
3 Perspetiva Estática
3.1 ótica patrimonial (Asset-based Approach)
3.2 Ótica de comparação com o mercado (Market Approach) 4 0 Custo do Capital
4.1 Estimativa do custo do capital próprio pelo CAPM
4.2 Tipologia dos custos do capital
5 Perspetiva futura e valor temporal do dinheiro
5.1 Ótica dos dividendos: o modelo de Gordon e Shapiro
5.2 Valor da empresa pelas oportunidades de crescimento futuro
5.3 Modelos de avaliação através dos fluxos de caixa descontados
6 Modelo do Economic Value Added (EVA) e Markeé Value Added (MVA)
6.1 0 EVA e o MVA
6.2 Comparação entre o EVA e o MVA e os FCFF.
7 Reestruturação de empresas
7.1 Governo das sociedades e problemas de agência.
7.2 Tipologias e operações de reestruturação de empresas em dificuldades.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DAMODARAN (2012), Investment Valuation, 3. Ed., Wiley
– FERREIRA, Domingos (2002), Fusões, Aquisições e Reestruturação de Empresas (vol. [l – A avaliação financeira), Edições Sílabo, 1 a Edição, Lisboa.
– MOTA, A. Gomes, NUNES, JP, FERREIRA, MA. (2006), Finanças Empresariais- Teoria e Prática, Publisher Team, 2a Edição, Lisboa.
– NEVES, João Carvalho (2002), Avaliação de Empresas e Negócios, Mc-Graw Hill, 1 a Edição, Lisboa. – NEVES, João Carvalho (2012), Análise e Relato Financeiro — Uma Visão Integrada de Gestão, Texto Editora, 5a Edição, Lisboa.
– PINHO, Carlos, TAVARES, Susana (2005), Análise Financeira e Mercados, Areas Editora, Lisboa
– TOURNIER, Jean Claude, TOURNIER, Jean-Baptiste (2002), A avaliação da empresa, Bertrand Editora, 1 a Edição, Lisboa.