Gestão de Preços

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, Estudo de Casos e Simulação.

No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:

1. Avaliação periódica, compreendendo:

a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 50% na nota final;

b) Trabalho de grupo, com um peso de 50% na nota final;2. Avaliação por exame, compreendendo:

a) Prova escrita individual.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a: a) Compreender os conceitos fundamentais de princing;

b)  Perceber a formação de preços com base nos custos;

c)  Perceber a formação de preços com base nas perceções de valor dos clientes;

d)  Perceber a formação de preços com base na concorrência;

e)  Conhecer as diversas estratégias de pricing;

f)   Entender as diferentes opções táticas em matéria de preços.

g)  Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na tomada de decisão, na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área de gestão de preços.

Programa

1. Conceitos fundamentais de princing

2. Preços, custos e rentabilidade

3. Preços e perceções de valor

4. Preços e concorrência

5. Estratégias de pricing6. Ajustamentos aos preços

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bernardi, L. A. (2017). Formação de preços: estratégias, custos e resultados (5.ª edição) – São Paulo: Atlas, 2017.

Bouter, E. J. (2013). Pricing: The Third Business Skill. Principles of Price Management. FirstPrice BV.

Bruni, A. L., & Famá, R. (2012). Gestão de Custos e Formação de Preços (6.ª edição). Atlas

Coelho, F. S. (2018). Formação de preço de produtos e serviços: Modelo tridimensional de percepção de valor, estratégias de preço e posicionamento frente aos concorrentes. Edição de autor.

Nagle, T. T., & Müller, G. (2018). The Strategy and Tactics of Pricing: A guide to growing more profitably (6th edition).

Routledge.

Porto, G. (2014). Formação e gestão de preços. FGV Editora.