Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, Estudo de Casos e Simulação.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo:
a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 50% na nota final;
b) Trabalho de grupo, com um peso de 50% na nota final;2. Avaliação por exame, compreendendo:
a) Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a: a) Compreender os conceitos fundamentais de princing;
b) Perceber a formação de preços com base nos custos;
c) Perceber a formação de preços com base nas perceções de valor dos clientes;
d) Perceber a formação de preços com base na concorrência;
e) Conhecer as diversas estratégias de pricing;
f) Entender as diferentes opções táticas em matéria de preços.
g) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na tomada de decisão, na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área de gestão de preços.
Programa
1. Conceitos fundamentais de princing
2. Preços, custos e rentabilidade
3. Preços e perceções de valor
4. Preços e concorrência
5. Estratégias de pricing6. Ajustamentos aos preços
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bernardi, L. A. (2017). Formação de preços: estratégias, custos e resultados (5.ª edição) – São Paulo: Atlas, 2017.
Bouter, E. J. (2013). Pricing: The Third Business Skill. Principles of Price Management. FirstPrice BV.
Bruni, A. L., & Famá, R. (2012). Gestão de Custos e Formação de Preços (6.ª edição). Atlas
Coelho, F. S. (2018). Formação de preço de produtos e serviços: Modelo tridimensional de percepção de valor, estratégias de preço e posicionamento frente aos concorrentes. Edição de autor.
Nagle, T. T., & Müller, G. (2018). The Strategy and Tactics of Pricing: A guide to growing more profitably (6th edition).
Routledge.
Porto, G. (2014). Formação e gestão de preços. FGV Editora.