Estágio

Métodos de Ensino

Repartida entre atividades de orientação tutorial e atividades desenvolvidas autonomamente pelo estudante. Através do Regulamento de Estágio / Projeto, definem-se os aspetos fundamentais bem como responsabilidades de cada interveniente: estudante, orientador, supervisor e Escola. A avaliação integra a elaboração e defesa pública de um relatório fundamentado a que corresponde a nota final desta UC. Anteriormente, são igualmente definidas etapas de elaboração do mesmo e estabelecidas entregas intercalares, para avaliação. O relatório é apresentado perante um júri responsável pela atribuição da classificação final. A apreciação qualitativa do supervisor é tida em conta.

Resultados de Aprendizagem

– Saber aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridos nas restantes unidades curriculares do curso, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área de Marketing; – Resolver problemas na área de Marketing e construir e fundamentar a sua argumentação;

– Ter capacidade de tratar informação relevante, particularmente na área de Marketing, para fundamentar soluções e opiniões;- Comunicar com diferentes públicos na área de Marketing;

– Potenciar a inserção profissional. O estudante pode optar entre 1) a realização de um estágio numa organização de acolhimento e aí desenvolver o diagnóstico e/ou a resolução de problemas, evidenciando um contributo relevante para a organização e 2) a concretização de um projeto que se centra no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação problemática já identificada por outrem ou pelo estudante.

Programa

O estágio tem a duração mínima de 12 semanas numa organização, pública ou privada, indicada pelo aluno ou proposta pela ESTGOH, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. O estágio decorre no país ou no estrangeiro, inserido no programa de mobilidade Erasmus Estágios. Na modalidade de projeto não está definida uma duração mínima. O trabalho de orientação é feito pelos docentes responsáveis e, no caso do Estágio, é supervisionado por um especialista, colaborador da organização de acolhimento, de reconhecido mérito e com responsabilidade funcional na área de intervenção. O plano de trabalho é definido em estreita articulação entre o orientador e a entidade de acolhimento.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. A, Kumar, V., Leone, R., & Day, G. S. (2012). Marketing Research (11th Edition), Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.

Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd edition). New York: Oxford University Press Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th edition). Berkshire: McGraw-Hill.

Lopes, J. L. P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado – Teoria e Prática (2.ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo.

Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (6.ª Edição.), Porto Alegre: Bookman.

McDaniel, C., & Gates, R. (2012). Marketing Research (9th Edition), Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th edition). Harlow: Pearson. Bibliografia específica do tema escolhido pelo estudante | Bibliography of the specific theme chosen by the student.