Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo, Estudo de casos
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos acerca dos principais elementos a considerar na avaliação de investimentos. São abordados os conceitos básicos (valor atual, capital investido, fluxo de caixa) a ser utilizados na análise de investimentos e métodos de avaliação tradicionais (VAL, TIR, IR e Pay-Back Period). A seleção de investimentos em situações específicas, a problemática da inflação, a análise do risco e incerteza e a influência das decisões de financiamento na avaliação de investimentos, serão objeto de uma análise aprofundada. É apresentado um novo paradigma na avaliação de investimentos baseado nas opções reais.
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de avaliar um investimento tendo em atenção os múltiplos fatores de avaliação que condicionam a decisão de investimento, de considerar as suas características particulares, a dimensão e a incerteza dos pressupostos assumidos.
Programa
Noções fundamentais de análise de investimentos;
Avaliação e seleção de investimentos;
Seleção de investimentos sob circunstâncias específicas;
Interação das decisões de investimento e financiamento;
Tratamento da inflação na avaliação de investimentos;
Risco e incerteza: técnicas de análise;
Avaliação de investimentos pelas opções reais.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Exame - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cebola, António (2005); Elaboração e Análise de Projetos de Investimento – casos práticos; 2ª Edição; Edições Silabo; Lisboa
LOPES, M. (2012), Elaboração e Análise de Projetos de Investimento, FEUP Edições, 3.ª Ed.
BREALEY, R., ALLEN, F., MYERS, S. (2013), Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 10ª Ed.
SOARES, I., MOREIRA, J., PINHO, C. e COUTO, J. (2015), Decisões de Investimento – Análise Financeira de Projetos, Edições Silabo, 4.ª Ed.
Esperança, José Paulo; Matias, Fernanda, (2009); Finanças Empresariais; 2.ª Edição; Texto Editores; Lisboa.
MARTINS, A., CRUZ, I., AUGUSTO, M., SILVA, P., GONÇALVES, P. (2016); Manual de Gestão Financeira Empresarial, Escolar Editora, 2.ª Ed.