Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos da área disciplinar de microeconomia.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, explicação e diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, resolução de exercícios/problemas e textos escritos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:
a) Analisar as decisões de produção da empresa;
b) Compreender, discutir e avaliar os custos da empresa;
c) Classificar, analisar e compreender as várias situações de estrutura de mercado, nomeadamente as estruturas baseadas na existência de informação imperfeita .
d) Analisar o funcionamento e a formação estratégica de preços em mercados específicos, nomeadamente em mercados de informação imperfeita.
Programa
1. Modelo do mercado competitivo
2. Decisões de Produção da empresa. Custos da empresa.
3. Mercados e Empresas
4. Decisões de Preço.
5. Comportamento Estratégico.
Métodos de Avaliação
- - Teste 1 - 100.0%
- - Teste 2 - 50.0%
- - Teste 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Mansfield, Edwin (2007), Economia Empresarial Teoria, aplicação e casos, Instituto Piaget. ISBN: 9789727712380
Mata, José (2010), Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, 6º edição.
Carvalho, Luísa (2014), Conceitos económicos fundamentais para a gestão das organizações, Edições Sílabo, 2ª Edição. ISBN: 9789726187738
Leão, Pedro (2011), Economia dos Mercados e da Empresa, Escolar Editora. ISBN: 9789725923184
Nabais, Carlos e Ferreira Ricardo (2013), Microeconomia, Lições e Exercícios, Lidel.