Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula, complementada com exemplos ilustrativos de natureza prática e, sempre que possível, recorrendo a exemplos da vida empresarial concreta. Desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais práticos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:

(1) Identificar os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;

(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;

(3) Avaliar o impacto que um produto inovador terá no mercado;

(4) Testar e planear o lançamento de um produto inovador.

Programa

1) O conceito de Inovação

– Tipos de inovação

– Inovação versus Invenção

– Inovação e crescimento económico

– Tipologias e Classificações de inovação

(2) Como inovar

– Atitude

– Onde procurar Inovações

– Tipos de inovações

– Soluções

– Alternativas

(3) Planeamento da inovação

– Inovação e mercados

– Padrões de consumo

– Difusão da inovação

– Ciclo de vida da tecnologia

(4) Estratégia para a inovação

– Capacidades, redes e plataformas

– Planeamento

– Estratégia competitiva

– Ambiente competitivo

– Lançamento e melhoria contínua

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste individual - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lee, S. et al. (2010) ‘Open innovation in SMEs – An intermediated network model’, Research Policy. Elsevier B.V., 39(2), pp. 290-300.

Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovacao (3a ed.). Lisboa: Escolar editora.

Nylén, D. and Holmström, J. (2015) ‘Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation’, Business Horizons, 58(1), pp. 57-67.

Evanschitzky, H. et al. (2012) ‘Success factors of product innovation: An updated meta-analysis’, Journal of Product Innovation Management, 29(1994), pp. 21-37.

Trott, P. J. (2012). Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos (4a ed.). Bookman Editora.

Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5a ed.). Bookman Editora.

Christensen, M., Raynor, M., McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, Volume 9(12), 44-53. h