Métodos de Ensino
A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula, complementada com exemplos ilustrativos de natureza prática e, sempre que possível, recorrendo a exemplos da vida empresarial concreta. Desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais práticos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
(1) Identificar os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
(3) Avaliar o impacto que um produto inovador terá no mercado;
(4) Testar e planear o lançamento de um produto inovador.
Programa
1) O conceito de Inovação
– Tipos de inovação
– Inovação versus Invenção
– Inovação e crescimento económico
– Tipologias e Classificações de inovação
(2) Como inovar
– Atitude
– Onde procurar Inovações
– Tipos de inovações
– Soluções
– Alternativas
(3) Planeamento da inovação
– Inovação e mercados
– Padrões de consumo
– Difusão da inovação
– Ciclo de vida da tecnologia
(4) Estratégia para a inovação
– Capacidades, redes e plataformas
– Planeamento
– Estratégia competitiva
– Ambiente competitivo
– Lançamento e melhoria contínua
Métodos de Avaliação
- - Teste individual - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lee, S. et al. (2010) Open innovation in SMEs – An intermediated network model, Research Policy. Elsevier B.V., 39(2), pp. 290-300.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovacao (3a ed.). Lisboa: Escolar editora.
Nylén, D. and Holmström, J. (2015) Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation, Business Horizons, 58(1), pp. 57-67.
Evanschitzky, H. et al. (2012) Success factors of product innovation: An updated meta-analysis, Journal of Product Innovation Management, 29(1994), pp. 21-37.
Trott, P. J. (2012). Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos (4a ed.). Bookman Editora.
Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5a ed.). Bookman Editora.
Christensen, M., Raynor, M., McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, Volume 9(12), 44-53. h