Microcredenciação em Fundamentos de Gaming e eSports

Objetivos do Curso

Atualmente, uma pesquisa informativa que busque dados sobre a indústria relacionada com os jogos eletrónicos, permitirá o reforço da perceção de uma dimensão enorme de um mercado que não para de crescer. É notória também, informalmente, a crescente curiosidade da sociedade civil e de inúmeras classes profissionais (educativas, gestoras, em áreas de marketing e comunicação, etc.) face ao surgimento de modalidades eletrónicas de competição e ao crescimento que socialmente a presença social do competitive gaming tem registado.
Sendo o Gaming uma realidade nova no nosso país (apontando-se para o início do seu desenvolvimento contemporâneo em meados de 2015), apresenta características únicas no que concerne à sua gestão comercial e desenvolvimento de negócios conexos. Mas não só: representa também uma área de diversas saídas profissionais para a juventude portuguesa (seja pela criação de empregos próprios, seja pela aquisição de competências procuradas em vários setores do mercado de trabalho).
Como se os argumentos acima expostos não bastassem, a necessidade recente do desporto tradicional/clássico recorrer a mecanismos inovadores de relacionamento com os adeptos desportivos, bem como a crescente aposta, mesmo ao nível das modalidades olímpicas, na virtualização de atividades competitivas, é um fundamento acrescido para a aposta neste domínio de formação (em gestão desportiva/de eventos).
Resta criar “produtos académicos” que cheguem de encontro à curiosidade letiva e necessidade estudantil contemporânea.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao curso de Microcredenciação em Fundamentos de Gaming e eSports os titulares de escolaridade obrigatória.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Esta microcredenciação tem como finalidade habilitar os formandos com conhecimentos sólidos que lhes permitam movimentar-se em cada vertente do mundo dos jogos eletrónicos, seja diretamente (assumindo projetos empresariais conexos), seja indiretamente (ficando cientes desse universo empresarial, de modo a poderem tomar opções de empregabilidade adequadas).

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Fundamentos de Gaming e eSports 31003627 2 Semestral