Resultados de Aprendizagem
Actualmente as organizações têm desafios cada vez mais exigentes dado o seu posicionamento num mercado
global onde planear, organizar, direcção e controlo de todos os recursos, é imperativa para atingir objectivos e
manter uma posição concorrencial. A tomada de decisão é uma constante em todo este processo,
antecedendo as diferentes acções nas organizações.
Assim, os principais objectivos desta unidade curricular centram-se na:
•importância da análise quantitativa em problemas de tomada de decisão;
•criação de um suporte conceptual que permita identificar e tratar um conjunto diversificado de problemas de
decisão, recorrendo a vários métodos, técnicas e procedimentos de suporte à decisão;
Pretende-se assim que esta unid. cur. permita aos discentes criar um conjunto de competências que lhes
permita identificar e caracterizar diferentes problemas de decisão e reconhecer possíveis modelos, processos
e metodologias emergentes da Teoria da decisão, com e sem competidores activos.
Programa
Capítulo 1–Conceitos Introdutórios
1.1 Modelos de Decisão e Processos–Conceitos, descrição e Enquadramento;
1.2 Introdução aos Problemas e Processos de Decisão – Motivação e Contextualização;
1.3 Representação de Problemas–Relações e Modelos – Conceitos Gerais e Ilustrações;
Capítulo 2–Análise de Decisão
2.1 O Processo Decisão e suas etapas – Caracterização e Requisitos Associados;
2.2 Tratamento dos Problemas de Decisão – propostas, técnicas de resolução, suas características e
limitações;
2.3 Decisão em cenário de certeza, de risco e de incerteza;
2.4 Integração da subjectividade do decisor: critérios de utilidade;
2.5 Exemplos ilustrativos.
Capítulo 3 – Introdução à Teoria de Jogos
3.1 Tomada de Decisão perante “Competidor” Activo – Contextualização;
3.2 Conceito de “Jogo” e pressupostos associados.
3.3 Jogos de Soma Nula Estáveis – Caracterização e Ilustração;
3.3 Exemplos de aplicação;
Capítulo 4 – Estudo de outras Abordagens e Casos de Aplicação
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A.C.S. Amaro, Elementos de Apoio Pedagógico à disciplina de Modelos de Decisão e Optimização: Parte 1,
ISCAC, ano lectivo 2010/11.
F.S. Hillier e G.J. Lieberman, Introduction to Operations Research, McGraw Hill, 6th Ed., 1995, ISBN: 0-07-
113989-3.
F.S. Hillier e G.J. Lieberman, Introdução à Pesquisa Operacional, McGraw Hill, 8th Ed. São Paulo, 2006,
Tradução de: ” Introduction operations research” (referência anterior), ISBN: 85-868046-81.
R.I. Levin, D.S. Rubin, J.P. Stinson e E.S. Gardner, Jr., Quantitative Approaches to Management, McGraw Hill,
7th Ed, 1989.
Serão também criados elementos de apoio pedagógico adequados à especificidade da Unidade Curricular.