Inglês Aplicado às Ciências Empresariais III

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, sendo, assim, a primeira parte da aula mais expositiva e a segunda a aplicação prática da primeira. Avaliação: C. Avaliação da Unidade Curricular através de duas frequências a realizar nas horas lectivas e de um trabalho prático, individual ou em grupo, a apresentar igualmente nas horas lectivas. Assim: – Testes: 15 valores (7.5+7.5) – Trabalho prático: 5 valores. Se o aluno optar por esta modalidade de avaliação, terá que assistir a um mínimo de 80% das aulas leccionadas. D. Avaliação da Unidade Curricular através de um exame final a realizar nas épocas normais de exames cotado para 20 valores. Este exame deverá incluir a matéria das duas frequências da modalidade de avaliação atrás referida e terá a duração de uma hora e meia. Se o aluno tiver nota inferior a 7.5 reprova; se tiver nota igual ou superior a 9.5 fica aprovado; se tiver de 7.5 a 9.4 terá que fazer um exame oral. A nota final é a média das notas dos dois exames.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular, o aluno terá contacto com importantes tipos de correspondência em Inglês, que incluem a carta de candidatura a um emprego e respectivo curriculum vitae e ainda outras, entre as quais se incluem, por exemplo, os convites, as cartas de felicitações, de condolências, etc. Através do estudo da forma e da linguagem desta correspondência, o aluno será capaz de interpretar e escrever cartas em múltiplas situações recorrentes na sua área profissional.  Sem questionar o papel fundamental da carta na empresa, serão analisadas outras formas de correspondência usadas preferencialmente em determinadas situações, quer dentro quer fora da empresa. 

Também nesta unidade curricular serão revistas e consolidadas estruturas gramaticais da Língua Inglesa.

Programa

I – Formas de correspondência

1. O memorandum

2. A circular

3. A carta

4. O e-mail

 

II – Cartas em situações sociais

1. Emprego

a) Carta de candidatura

b) Curriculum vitae

c) Confirmação de emprego

d) Contrato de emprego

e) Carta de recomendação

f) Entrevista de emprego

2. Convites: aceitar e declinar

a) Um convite formal

b) Aceitar um convite formal

c) Declinar um convite formal

d) Um convite semi-formal

e) Convidar um orador

3. Cartas de “goodwill”

a) Dar os parabéns

b) Apresentar um amigo de negócios

c) Apresentar as condolências

 

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho final - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

MACRAE, Paul (2014) Business and Professional Writing – A Basic Guide. Peterborough: Broadview Press

NATEROP, B. (1977) Business Letters for All. Oxford: Oxford University Press.

TALBOT, Fiona (2016) How to Write Effective Business English. S.l.: Kogan Page Publishers

WILSON, James M., Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004) Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.

 

 

ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
BRIEGER, Nick and Jeremy Comfort (1992) Language Reference for Business English. New YorK/London:
Prentice Hall International
GOODALE, Malcolm (1997) The Language of Meetings. Hove: LTP [Language Teaching Publications]
GREENALL, Simon (1987) Business Targets: an upper-intermediate course in Business English. London:
Heinemann Educational Books
SWEENEY, Simon (2001) English for Business Communication. Cambridge/New York, Cambridge University
Press