Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, sendo, assim, a primeira parte da aula mais expositiva e a segunda a aplicação prática da primeira.
Avaliação: A. Avaliação da Unidade Curricular através de duas frequências a realizar nas horas lectivas e de um trabalho prático, individual ou em grupo, a apresentar igualmente nas horas lectivas. Assim: – Testes: 15 valores (7.5+7.5) – Trabalho prático: 5 valores. Se o aluno optar por esta modalidade de avaliação, terá que assistir a um mínimo de 80% das aulas leccionadas. B. Avaliação da Unidade Curricular através de um exame final a realizar nas épocas normais de exames cotado para 20 valores. Este exame deverá incluir a matéria das duas frequências da modalidade de avaliação atrás referida e terá a duração de uma hora e meia. Se o aluno tiver nota inferior a 7.5 reprova; se tiver nota igual ou superior a 9.5 fica aprovado; se tiver de 7.5 a 9.4 terá que fazer um exame oral. A nota final é a média das notas dos dois exames.
Resultados de Aprendizagem
a) Objectivos:
A Unidade Curricular de Inglês Aplicado às Ciências Empresariais V tem como objectivo primordial fornecer aos alunos os
elementos necessários que lhe permitam a utilização satisfatória da Língua Inglesa como veículo privilegiado
de comunicação na área da gestão, marketing e publicidade.
b) Competências a adquirir:
Conciliar vocabulário técnico e terminologia específica da área da gestão com uma revisão, prática e
consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa é outro dos objectivos
pretendidos.
Programa
I – Operações bancárias
1. Abrir uma conta
2. Tipos de contas
3. Cheques
4. Dinheiro plástico
5. “Standing orders” and “direct debits”
6. Pedir dinheiro emprestado
7. Extracto de conta
8. Operações bancárias através da Internet.
II – Marketing
1. Objectivo
2. Os quatro Ps
3. O ciclo de vida do produto
III – Publicidade
1. O objectivo da publicidade
2. Tipos de publicidade
3. Planear uma campanha de publicidade
4. Persuasores da publicidade escondidos
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004, 2ª edição)
Glossário de Contabilidade: Inglês-Português. ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra
IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003) Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press.
MACKENZIE, Ian (1997) English for Business Studies. Cambridge: Cambridge University Press.
MASCULL, Bill (2002) Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
MCGOVERN, John and Jean (1994) Bank on your English. Hempstead: Prentice Hall International.
RADICE, Francis (1993) Banking Transactions. London: Macmillan.
RADICE, Francis (1995) English for Banking. London: Macmillan.
SINGLETON, Jane and Wendy Teraoka (1996) Business Listening and Speaking.
Harlow: Longman Business English.
ST JOHN, Maggie Jo (1994) Advertising and the Promotion Industry. Hempstead: Prentice Hall
STANTON, Alan (1990) Written English for Business. Oxford: Oxford University
Press.