Aplicações Informáticas

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular de Aplicações Informáticas será lecionada em sala de Informática com apoio do Excel e da ferramenta de Self Service Business Intelligence Power BI.

Pretende-se que os alunos acompanhem, sempre que possível, as aulas e que resolvam os exercícios e exponham as suas dúvidas, quer no horário da aula, quer em horário que seja definido com os docentes.

Para acompanhamento da Unidade Curricular de Aplicações Informáticas os elementos são disponibilizados na plataforma de suporte ao ensino adotada pela Escola, no início do semestre, permitindo aos estudantes, caso prefiram, ir resolvendo os exercícios ao seu ritmo e colocando as suas dúvidas ao(s) docente(s). Os exercícios propostos incluirão anotações e orientações para a resolução embora, com o objetivo de potenciar o espírito crítico dos estudantes, estes sejam sempre incentivados a encontrar e explorar outras soluções possíveis

Para um acompanhamento mais próximo, opta-se pela resolução de desafios em aula, de modo a solidificar o conhecimento adquirido em Excel Avançado. Esses desafios são, sempre que possível, problemas reais de empresas para os quais os estudantes devem encontrar as melhores soluções num breve intervalo de tempo. A evolução do trabalho será acompanhada com submissões dos trabalhos resolvidos em aula, as quais recolherão feedback dos docentes, com vista a um processo de melhoria contínua.

No que respeita ao Power BI, os alunos são incentivados a realizar um trabalho que possa vir a integrar o seu portfólio de trabalhos ao longo do curso, permitindo-lhes demonstrar essa competência junto das empresas, bem como a escrever um relatório sobre as diversas fases do trabalho usando um modelo de referência na escola. Será incentivado o uso de dados abertos e, sempre que possível, relacionados com temas relevantes para a Licenciatura de modo a expandir o conhecimento dos estudantes e a estabelecer uma melhor conexão entre esta UC e as restantes. Sempre que os trabalhos e os dashboards propostos pelos estudantes tenham valor para investigação ou para publicação em repositórios, será incentivada a publicação em formato de artigo para conferência e/ou a disponibilização da solução em repositórios públicos onde os estudantes e a escola figurem como autores, a publicação em conferência.

Privilegiam-se as metodologias de aprendizagem Problem-based learning e Project-based Learning incentivando os estudantes a explorar soluções criativas para os problemas propostos e com entregas de elementos do projeto ao longo do semestre, promovendo a construção cumulativa e colaborativa do trabalho, dividindo-o em tarefas/etapas mais curtas e mais simples.

Os aspetos de produtividade relacionados com as ferramentas utilizadas são da maior importância: em contexto empresarial, dar resposta oportuna, correta e eficaz aos desafios, são competências profissionais fundamentais e de elevada relevância e que entendemos que distinguirão os estudantes quando entrarem no mercado de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

A. Conhecimentos:

Dotar os estudantes de capacidades conceptuais avançadas e competências práticas no âmbito de domínio de nível avançado de folhas de cálculo e de software para Self Service Business Intelligence aplicado à realidade das empresas.

B. Objetivos:

– utilizar folhas de cálculo em análises de dados, simulações e automatização de procedimentos

– elaborar dashboards em Power BI adequados à tomada de decisão em contexto empresarial

– dominar processos de preparação e garantia da qualidade dos dados e saber comunicar as análises elaboradas.

C. Competências

– identificar condições de utilização das funções e fórmulas mais adequadas

– usar Excel, de forma eficiente e eficaz, em resolução de problemas do dia a dia das empresas

– tirar partido da estrutura dinâmica de atuação sobre dados

– utilizar ferramentas de simulação de cenários em contextos empresariais

· apresentar e comunicar, em tempo real, com eficiência e eficácia, informação empresarial para tomada de decisão.

Programa

1. Funções de base de dados

1.1. Analogia entre filtros avançados e funções de base de dados

1.2. Funções BDCONTAR, BDMÉDIA, BDCONTARA, BDSOMA, BDEXTRAIR, BDMÁX, BDMIN, BDDESVPA

2. Funções Data/hora e de verificação/informação dos dados

2.1 DATADIF, DIATRABALHO,DIATRABALHOTOTAL

2.2 É.TEXTO, É.CEL.VAZIA, É.NUM, É.ERRO, É.NÃO.DISP, É.FORMULA

3. Validação de dados em Excel

3.1 Tipos de validação

3.2 Tipos de mensagens

4. Tabelas e gráficos dinâmicos

4.1. Enquadramento

4.2. Formatação de tabelas

4.3. Extração de dados

5. Ferramentas de Simulação

5.1. Gestor de Cenários

5.2. Atingir objetivo

5.3. Solver

6. Importação de dados de diferentes fontes para Excel:

6.1 CSV ou TXT

6.2. Web

6.3. JSON

7. Ferramentas de self Service Business Intelligence:

7.1 Introdução às ferramentas de visualização de dados

7.2. Regras para a criação de dashboards eficazes

7.3. Power BI e construção de dashboards

7.3.1. Fontes de dados

7.3.2. Importação de dados

7.3.3. Modelos

7.3.4. Dashboards

7.3.5. Publicar dashboards

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Deckler, Greg & Powell, Brett (2022) Mastering Microsoft Power BI: Expert techniques to create interactive insights for effective data analytics and business intelligence, Packt Publishing, 2nd Edition, ISBN: 1801811482

Carvalho, Adelaide (2017) Excel para Gestão: 65 exercícios, FCA – Editora de Informática, ISBN: 978-972-722-875-1

Carvalho, Adelaide (2017) Automatização em Excel: 69 exercícios, FCA – Editora de Informática, 978-972-722-872-0

Rodrigues, Luís Silva (2016) Utilização do Excel para Economia & Gestão, FCA – Editora Informática, ISBN: 978-972-722-775-4

Nogueira, Nun (2019) Power BI – para Gestão e Finanças, Lisboa, FCA Editores, ISBN: 978-972-722-895-9

Carvalho, Adelaide (2019) Exercícios de Power BI – Importação, Edição e Visualização de Dados, Lisboa, FCA Editores, ISBN: 978-972-722-910-9

Carvalho, Adelaide (2023) Práticas de Excel, Power Pivot e Power query – Análise de dados, FCA Editores, ISBN: 978-972-722-928-4