Métodos de Ensino
As aulas serão presenciais, com os conhecimentos teóricos a serem explanados e combinados com a sua aplicação à resolução de exercícios práticos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno, com a frequência e aprovação nesta disciplina, adquira o seguinte conjunto de competências em matéria de análise económica:
1. Identifique e compreenda os princípios básicos da Economia
2. Domine os conceitos económicos fundamentais sabendo utilizar o raciocínio económico
3. Compreenda os mecanismos de funcionamento de mercado numa situação de concorrência perfeita
4. Identifique as causas e os efeitos no equilíbrio de mercado decorrentes de alterações nas condições da procura ou da oferta.
5. Conheça e compreenda as determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados
6. Compreenda o comportamento dos consumidores.
Programa
0. Introdução
0.1 Apresentação do curso
0.2 As grandes questões económicas
Capítulo I – Procura, Oferta e Preços
A curva da Procura
A curva da Oferta
O equilíbrio de Mercado
Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor
2.1. A escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e de mercado
2.3. O excedente do consumidor
Capítulo III – A teoria da empresa
3.1. A Produção
3.2. Os Custos
Capítulo IV – A concorrência perfeita
4.1. O princípio da maximização do lucro
4.2. A escolha do nível de produção
Capítulo V – A concorrência imperfeita
5.1. As origens do poder de mercado
5.2. O monopólio
5.3. Outras formas de concorrência imperfeita
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Frank, R. H. (2013) “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 8ª ed.,
Frank, R. H. (2021) “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, 10th edition
Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2019), “Economics”, McGraw Hill, 20th edition
Slides de apoio às aulas
Folhas de Exercícios a realizar nas aulas