Microeconomia

Métodos de Ensino

As aulas serão presenciais, com os conhecimentos teóricos a serem explanados e combinados com a sua aplicação à resolução de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno, com a frequência e aprovação nesta disciplina, adquira o seguinte conjunto de competências em matéria de análise económica:

1. Identifique e compreenda os princípios básicos da Economia

2. Domine os conceitos económicos fundamentais sabendo utilizar o raciocínio económico

3.  Compreenda os mecanismos de funcionamento de mercado numa situação de concorrência perfeita

4.  Identifique as causas e os efeitos no equilíbrio de mercado decorrentes de alterações nas condições da procura ou da oferta.

5. Conheça e compreenda as determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados

6. Compreenda o comportamento dos consumidores.

Programa

0. Introdução

0.1 Apresentação do curso

0.2 As grandes questões económicas

Capítulo I – Procura, Oferta e Preços

A curva da Procura

A curva da Oferta

O equilíbrio de Mercado

Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor

2.1. A escolha racional do consumidor

2.2. A procura individual e de mercado

2.3. O excedente do consumidor

Capítulo III – A teoria da empresa

3.1. A Produção

3.2. Os Custos

Capítulo IV – A concorrência perfeita

4.1. O princípio da maximização do lucro

4.2. A escolha do nível de produção

Capítulo V – A concorrência imperfeita

5.1. As origens do poder de mercado

5.2. O monopólio

5.3. Outras formas de concorrência imperfeita

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Frank, R. H. (2013) “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 8ª ed.,

Frank, R. H. (2021) “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, 10th edition

Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2019), “Economics”, McGraw Hill, 20th edition

Slides de apoio às aulas

Folhas de Exercícios a realizar nas aulas