Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular pretendem proporcionar aos estudantes uma experiência abrangente e aplicada em matemática, direcionada às áreas específicas de Contabilidade, Gestão Pública e Finanças.
Uma abordagem expositiva é combinada com uma componente prática focada na resolução de problemas práticos, tanto individualmente quanto em grupo, com suporte de software, como por exemplo o GEOGEBRA.
1) A componente expositiva visa estabelecer uma base teórica sólida. Introduz conceitos fundamentais, simbologia matemática e técnicas essenciais, proporcionando uma compreensão clara dos temas a serem explorados.
2) A ênfase está na tradução clara e precisa em linguagem matemática e na resolução estruturada de problemas práticos, destacando a aplicação direta dos conceitos aprendidos.
3) Os estudantes são encorajados a aplicar os seus conhecimentos de forma autónoma, individualmente ou em grupos de trabalho, de modo a resolver problemas do mundo real relacionados com as áreas de Contabilidade, Gestão Pública e Finanças. Este método não apenas consolida a aprendizagem teórica, mas também irá desenvolver habilidades práticas essenciais para os futuros desafios profissionais.
4) A introdução de software, como o GEOGEBRA, como ferramenta de apoio à resolução de exercícios pretende realçar a aplicação na resolução de problemas práticos e permitir que os estudantes visualizem conceitos matemáticos complexos, compreendam as suas aplicações práticas e desenvolvam algumas habilidades tecnológicas relevantes.
5) Realizar sessões dedicadas à resolução de problemas em grupo, onde os alunos podem discutir estratégias, partilhar ideias no sentido de matemáticas aplicadas.
6) Implementar avaliações formativas regulares para monitorizar o progresso dos alunos, identificando áreas de melhoria e fornecendo oportunidades para correções ao longo do curso
7) Será contemplada a possibilidade de aulas invertidas, com o visionamento prévio por parte dos estudantes, fora do contexto de aula, de textos, vídeos, etc.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular estão intrinsecamente ligados ao método de ensino adotado, pretendendo-se que os estudantes ganhem competências no contexto da resolução de problemas no contexto das áreas de contabilidade, gestão e finanças. Nomeadamente:
1. Aquisição de conhecimentos essenciais expondo os/as estudantes a temas específicos de matemática, fundamentais para a compreensão e resolução de problemas nas áreas de contabilidade, gestão e finanças.
2. Tradução em linguagem matemática e resolução estruturada de problemas práticos.
3. Habilitação na análise e interpretação gráfica de funções e regiões planas.
4. Utilização de Ferramentas Informáticas, tais como o GEOGEBRA, no apoio à resolução de problemas.
Programa
1. Simbologia e linguagem matemática
2. Cálculo Matricial
2.1. Álgebra matricial.
2.2. Método de eliminação de Gauss aplicado à discussão e resolução de sistemas de equações lineares.
2.3. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.
3. Funções reais de variável real
3.1. Generalidades.
3.2. Interpretação de representações gráficas de funções.
3.3. Funções polinomiais, exponencial e logarítmica.
3.4. Limites e continuidade.
3.5. Derivadas: definição, interpretação geométrica e cálculo.
3.6. Diferenciais; valores aproximados.
3.7. Cálculo de extremos.
3.8. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.
4. Funções de duas variáveis
4.1. Generalidades.
4.2. Derivadas parciais.
4.3. Diferenciais; valores aproximados.
4.4. Cálculo de extremos.
4.5. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.
5. Integração.
5.1. Conceitos, propriedades e cálculo.
5.2. Equações diferenciais e interpretação de curvas de nível.
5.3. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Breda, A. d’A., Costa, J. N. (1996). Cálculo com Funções de Várias Variáveis. McGraw-Hill.
Goldstein, L. J., Lay, D. C., Schneider, D. I. (2000). Matemática Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. (8ª edição). Bookman.
Harshbarger, R. J., Reynolds, J. J. (2006). Matemática Aplicada: Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas. (7ª Edição). McGraw-Hill.
Pires, C. (2011). Cálculo para Economia e Gestão. Escolar Editora.
Simon, C. P., Lawrence, B. (2004). Matemática para Economistas. Bookman.
Stewart, J. (2015). Calculus: Metric Version. Cengage Learning Brooks Cole.
Sydsæter, K., Hammond, P., Strøm, A. (2012). Essential Mathematics for Economic Analysis. (4th ed.). Pearson Education Limited.