Métodos de Ensino
As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas, planeadas e preparadas de acordo com as metodologias ativas, para terem um envolvimento ativo de todos os estudantes em vários momentos ou na totalidade da aula.
Na parte teórica, de introdução de conceitos, resultados fundamentais e métodos, será usado, tendencialmente, o método expositivo intercalado com tarefas que suscitem uma participação ativa de todos os estudantes. Estas tarefas incluem a colocação de questões aos e pelos estudantes, de forma oral e/ou numa plataforma, e também com a proposta de debate/discussão em pequenos grupos sobre algum aspeto/tópico exposto.
A parte prática será destinada ao desenvolvimento pleno das competências elencadas, através da exemplificação comentada de procedimentos e/ou da resolução de problemas sob orientação/tutoria do docente, incentivando-se o trabalho autónomo ou em pequenos grupos. Far-se-á prevalecer uma forte interação entre a teoria e a prática, dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e ao tratamento de situações concretas e reais.
Resultados de Aprendizagem
A análise de dados com caráter estatístico tem relevância em inúmeros contextos empresariais, para descrever, explorar, diagnosticar e auxiliar a compreensão de fenómenos reais, fornecendo suporte à tomada de decisão. O foco da unidade curricular de Análise de Dados centra-se, precisamente, no reconhecimento deste potencial.
Definem-se, assim, os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. identificar contextos e situações que podem beneficiar de um estudo baseado em dados;
2. recolher e descrever, em termos estatísticos, o conjunto de dados a analisar;
3. gerar insights relativos a um fenómeno, por análise exploratória do conjunto de dados associado;
4. identificar e aplicar as técnicas de análise de dados, de âmbito estatístico descritivo e exploratório, que permitam o suporte à tomada de decisões concretas;
5. utilizar software como suporte à implementação das técnicas estatísticas de análise de dados.
Programa
1. Introdução
1.1. Tipos de dados
1.2. Amostragem
2. Análise de dados fundamental
2.1. Análise descritiva univariada
2.2. Análise descritiva bivariada
3. Análise de dados complementar
3.1. Transformação e criação de novas variáveis
3.2. Análise descritiva multivariada
4. Análise de dados temporais
4.1. Componentes das séries temporais
4.2. Linhas de tendência
4.3. Decomposição
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Albright, S.C,. & Winston, W.L. (2019). Business Analytics: Data Analysis and Decision Making, 7th Edition. Cengage Learning.
Alwan, L.C., Craig, B.A., & McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. MacMilan.
Anderson, D.R., Sweeney, D.J., Williams, T.A., Camm, J.D., & Cochran, J.J. (2019). Statistics for Business & Economics, 4th Edition. Cengage Learning.
Curto, J.D. (2019). Potenciar os Negócios? A Estatística Dá uma Ajuda! (Muitas Aplicações em Excel e poucas fórmulas…), 3.ª Edição. Edição do Autor.
Evans, J.R. (2020). Business Analytics, 3rd Edition. Pearson.
Jones, J.S., & Goldring, J. (2022). Exploratory and Descriptive Statistics. Sage.
Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, C., & Pimenta, F. (2023). Introdução à Estatística, 4.ª Edição. Escolar Editora.