Métodos de Ensino
Expositiva e centrado no estudante com a e resolução e discussão de casos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam entender o enquadramento da auditoria nas organizações, da sua necessidade e importância desta para a tomada de decisão dos diversos grupos de interesse. Pretende-se ainda proporcionar conhecimentos sobre o papel, o acesso e exercício da profissão, o ciclo da auditoria, os procedimentos a executar pelos auditores e a emissão do parecer em auditoria.
Os estudantes deverão conhecer as principais organizações de auditoria, noemas, ferramentas e metodologias para executar a auditoria financeira, bem como aplicar os procedimentos de auditoria, tendo em conta a materialidade, a estratégia e plano de auditoria financeira. Saber aplicar a avaliação de riscos, do controlo interno e dos sistemas de informação
Programa
I – Introdução à auditoria: Conceito, objetivos, necessidade, limitações e tipos de auditoria
II – O papel da auditoria financeira: enquadramento no governance das organizações; Entidades sujeitas a revisão legal das contas; requisitos Específicos para auditorias de EIP; Responsabilidades do auditor e a supervisão da auditoria
III – O auditor: Obtenção de qualificação do ROC; Ética e deontologia profissional
IV – Normas de auditoria: Organismos emissores de NA e as mais relevantes;
V – O Controlo interno das organizações
VI – O desenvolvimento do trabalho de auditoria, desde a Estratégia, plano e materialidade na auditoria financeira; Os papéis de trabalho e a prova em auditoria; Fases do trabalho de auditoria, avaliação dos riscos e do controlo interno e Relatório de auditoria
VII – Ferramentas para auditoria financeira: a amostragem em auditoria e os testes; as CAATs Computer Assisted Audit Tool; ferramentas de avaliação de risco de sistemas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Almeida, B. (2022) Manual de Auditoria Financeira – Uma análise integrada baseada no risco, 4ª Edição, Escolar Editora, Lisboa.
Assembleia da República. Lei n.º 140/2015, de 7 de setembro, Diário da República Série I nº 174 – Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Assembleia da República. Lei n.º 148/2015, de 9 de setembro, Diário da República Série I nº 176 – Regime Jurídico de Supervisão de Auditoria.
Morais, G. e Martins, I. (2013) Auditoria Interna – Função e Processo; Editora Áreas, 4ª edição.
Complementar:
Baptista da Costa, C. (2019) Auditoria Financeira – Teoria e Prática, Rei dos Livros, Lisboa, 12ª Edição.
Baptista da Costa, C. e Alves, G. (2011) Casos Práticos de Auditoria Financeira, Rei dos Livros, Lisboa, 6ª Edição.
Inácio, H. (2013) Controlo Interno – Enquadramento teórico e aplicação prática, Escolar Editora, Lisboa.
artigos nas revistas online: www.oroc.pt; www.ipai.pt; www.ifac.org; www.theiia.org