Estratégia

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas. As aulas incluirão:

ME1 – exposição da matérias teórica pelo docente e discussão com os estudantes

ME2 – análise pelos estudantes, em grupo, de casos ilustrativos da matéria e posterior discussão com o docente e os outros grupos

ME3 – presença em aula de gestores convidados que partilharão os desafios estratégicos enfrentados pelas suas organizações e as iniciativas empreendidas para os ultrapassar

Resultados de Aprendizagem

A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objectivos pretendidos. O estudo da estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.

Objectivos de aprendizagem:

OA1 Compreender a importância da Estratégia para o sucesso empresarial

OA2 Realizar uma análise estratégica, identificando os desafios do macro e micro ambientes, as expectativas dos stakeholders e a capacidade de geração de vantagem competitiva sustentável dos recursos e capacidades organizacionais.

OA3 Escolher entre as diferentes estratégias competitivas existentes as mais adequadas a cada contexto

OA4 Identificar os desafios da implementação das estratégias

OA5 Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar de forma autónoma e em grupo

Programa

1 – Introdução à Estratégia

2 – A Análise Estratégica e Posicionamento

2.1. Análise externa: meio envolvente macro e micro

2.2. Análise Interna: recursos, capacidades, cultura e stakeholders

3 – A Escolha da estratégia

3.1. Estratégia Competitiva

3.2. Estratégia Corporativa e diversificação

3.3. Internacionalização

3.4. Inovação e empreendedorismo

3.5. Fusões Aquisições e Alianças

4 – A Implementação da Estratégia

4.1. Estrutura organizacional

4.2. Planeamento e controlo da estratégia

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

Freire, Adriano (2020) Estratégia: criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais, Bertrand

Whitthington, R., Regnér, P., Angwin, D., Jonhson, G., & Scholes, K. (2020) Exploring Strategy, 12th Edition. Pearson Education Limited.

Bibliografia complementar:

Barney J.B., & Hesterly, W.S. (2018) Strategic Management and Competitive Advantage, 6th Edition. Pearson.

HBR’s Must-Reads on Strategy (2012), Harvard Business School Press.

Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2007) A Estratégia Oceano Azul, Actual Editora

Rumelt, R. (2011) Good Strategy Bad Strategy, Profile Books

Vasconcelos e Sá, J. A. (2002) A empresa Negligenciada, Verbo.

Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra, Bertrand.