Empreendedorismo e Inovação

Métodos de Ensino

Os métodos pedagógicos utilizados incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procura a apresentação dos temas e ilustração dos conteúdos através do debate de casos concretos.

Os alunos são convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final.

Resultados de Aprendizagem

1- Apresentar os problemas gerais do Empreendedorismo e da Inovação, sob dois prismas genéricos: enquanto atividade e prática de gestão e enquanto fator económico de desenvolvimento criador de emprego e riqueza.

2- Apresentar e caracterizar o processo de inovação na sociedade e nas empresas

3- Destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o novo negócio, nomeadamente no que se refere ao aproveitamento das oportunidades, gestão do risco e geração de ideias inovadoras.

4- Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspetos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.

 

Programa

CAPÍTULO 1 – O QUE É A INOVAÇÃO?

CAPÍTULO 2 – A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO

1- A natureza e importância do empreendedorismo

2- Estratégias e oportunidades de novas entradas

3- A mente “entrepreneurial” e “intrapreneurial”

4- O processo empreendedor

5- O empreendedor individual

CAPÍTULO 3 – CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS

1- Criatividade e ideia do novo negócio

2- Técnicas de geração de Ideias

3- O processo de planeamento e desenvolvimento de produto

4- Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa

CAPÍTULO 4 – O PLANO DE NEGÓCIOS

1- O que é o plano de negócios?

2- Integração do modelo e do plano de negócios

3- Construção e Comunicação do plano: Princípios da pirâmide

 4- Requisitos de informação para o plano: Questões de suporte, argumentos e evidências

5- Componentes críticas do Plano de Negócios

CAPÍTULO 5 – FINANCIAMENTO DO NOVO NEGÓCIO

1 – Fontes de financiamento

2 – Risco, financiamento e maturação dos produtos

3 – Capital de risco

CAPÍTULO 6 – A GESTÃO DO NOVO NEGÓCIO

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2017), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 10ª Edition, New York.

Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009) “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior

and Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York.

Bhidé, A. V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, OxfordUniversity Press.

Scarborough, N. N., Wilson, D.I. e Zimmerer, T. W. (2009) “Effective small Business Management: An

entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.

Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições

Sílabo, Lisboa.

Ferreira, M., Reis, N. e Serra, F, (2009), Marketing para empreendedores e pequenas empresas, Lidel, Lisboa.

Sarkar, S. (2010), “Empreendedorismo e Inovação”, 2ªED, Escolar Editora. Lisboa.

Monteiro, Fátima e Silva, Eduardo Sá (2014), Empreendedorismo e Plano de Negócios (eBook) (2.ª Edição

revista e atualizada), Vida Económica.

Harvard Business Review (2017) Inovação – HBR – 10 artigos essenciais, Actual Editora.

Grant, Adam (2016), Originais: Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo, Editora Sextante.