Gestão de Comunicação Organizacional

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar combinarão o ensino teórico na abordagem das temáticas, com a aplicação prática por meio de exemplos que os ilustrem, casos práticos de análise e discussão, exercícios em aula individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.

Na abordagem dos conteúdos serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos de forma a criar interatividade e participação.

Os métodos pedagógicos a utilizar serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando a conciliação entre a apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas com metodologias ativas de interação dos alunos, permitindo a confirmação dos conteúdos apreendidos com uma forte aproximação aos contextos organizacionais reais atuais.

Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter, entre outros.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

a) compreender a importância, o papel estratégico e holístico da comunicação organizacional no sistema organizacional;

b) saber distinguir os vários tipos e processos de comunicação nas organizações;

c) compreender a gestão da comunicação, suas relações e formas;

d) gerir a comunicação com a cultura e mudança organizacional;

e) saber definir objetivos para a comunicação em contexto organizacional interno e externo;

f) conhecer os instrumentos e técnicas de comunicação interna e externa na atualidade;

g) elaborar e intervir no plano estratégico de comunicação integrada da organização;

h) conhecer e aplicar as boas práticas de comunicação organizacional com ética e responsabilidade social, promovendo a identidade e a reputação da marca e/ou organização.

Programa

1. A Comunicação nas organizações

   1.1. Conceito, importância e fluxos da comunicação nas organizações

   1.2. Processos de comunicação

2. Gestão da comunicação

   2.1. Conceitos: gestão e comunicação

   2.2. Relação, conteúdo e formas de comunicação

   2.3. Boas práticas de comunicação organizacional

3. Comunicação e cultura organizacional

4. Comunicação e gestão da mudança

5. Comunicação Integrada

     5.1. Gestão da comunicação interna

             5.1.1. Instrumentos e meios

             5.1.2. O plano de comunicação interna

      5.2. Gestão da Comunicação externa

             5.2.1. Mix de comunicação

             5.2.2. Técnicas comunicacionais

             5.2.3. O papel das tecnologias e novas formas de interação social

6. O Plano estratégico de comunicação integrada

7. A comunicação institucional

     7.1. A identidade, a ética, a imagem e a responsabilidade social corporativa

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amaral, I. (2018). Guia de Protocolo para Pessoas e Empresas. Lisboa, Edições Casa das Letras.

Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication: Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. New York: Aviva Publishing

Forni, J. J. (2019). Gestão de Crises e Comunicação (3ª Edição). Edições Atlas.

Harvard Business Review on Communicating Effectively (2011). Harvard Business Review Press

Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P., & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática (4ª Edição). Lisboa, Edições Sílabo.

Scheid, D., Machado, J., & Pérsigo, P. (2019). Tendências em Comunicação Organizacional – Temas Emergentes no Contexto das Organizações. Estrato, Facos UFSM.

Smith, L., & Mounter, P. (2008). Effective Internal Communication (2ªEd.). CIRP. UK