Métodos de Ensino
A metodologia orientada para o aluno, ambiciona potenciar a reflexão, o espírito crítico e o debate de ideias, visando aprofundar e clarificar um conjunto de saberes, práticas e particularidades que caracterizam a gestão pública e as suas organizações. Neste particular, e para alcançar este objetivo é proposto que sejam desenvolvidas um conjunto de estratégias diversificadas: diálogo interativo, apresentação de PowerPoint e exposição oral e direta da matéria no quadro, análise e discussão de textos sobre as temáticas em análise, participação em contexto de aula aberta de atores sociais, (os quais pelo seu testemunho e experiência na área da gestão pública, possam despertar o interesse e curiosidades aos alunos para as realidades vividas no contexto das organizações públicas,) e que por esta via pode contribuir para aproximar um ensino teórico, alinhando-o, o mais possível, com a experiência da realidade trazida do terreno/realidade.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta unidade curricular passa pela compreensão, apreensão e aplicação, por parte do corpo discente, dos conceitos elementares da gestão pública e das suas vicissitudes, em oposição à gestão de entidades privadas. Aproveitando os conhecimentos da gestão, constitui também objetivo desta unidade curricular transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos e competências na área do planeamento estratégico no domínio da administração pública.
Por fim, constituindo a accountability um indicador padrão que diversos organismos internacionais consideram de relevância para aferir a governação de um país e, consequentemente, o seu nível de desenvolvimento social e económico, importa relevar e transmitir aos alunos a sua importância no contexto da Administração Pública.
Nesta lógica, a presente unidade curricular tem como objetivos específicos:
Proporcionar uma formação sólida em gestão pública;
Identificar os diversos modelos de gestão pública e das suas caraterísticas distintivas;
Dotar os alunos de capacidade de apreciação crítica no que concerne às questões que hoje existem acerca das linhas de reforma em curso no sector público;
Conhecer o funcionamento e evolução da gestão pública, particularmente no contexto português;
Compreender os aspetos específicos da gestão pública;
Conhecer as dinâmicas das organizações públicas e a forma como está estruturada a administração pública portuguesa;
Reconhecer no processo de governação diferentes tipos de interações horizontais e verticais entre diversos níveis de governo e diversos atores públicos e privados e de outros setores;
Compreender a crescente importância atribuída por diferentes organizações internacionais ao papel da governação e o seu impacto na gestão pública;
Habilitar os alunos com competências de bases teórico-práticas para analisar, avaliar e compreender os problemas atuais que se colocam à gestão pública.
Sensibilizar os alunos para a importância do planeamento estratégico e sua importância para as organizações públicas;
Fornecer informação necessária à implementação de um plano estratégico nas organizações públicas;
Identificar os instrumentos utilizados na administração pública que avaliam os indicadores de avaliação de desempenho
Compreender a importância do conceito da accountability, os valores da ética, moral e deontologia no contexto da gestão pública.
Em termos de competências e conhecimentos adquiridos, no final do semestre curricular os alunos deverão
ser capazes de:
Aplicar conhecimentos práticos sobre os diferentes modelos de gestão pública;
Analisar a ponte entre um setor público baseado na burocracia e uma nova gestão apropriada ao
século XXI que pressupõe a adoção de uma postura gestionária adaptada à especificidade dos
serviços públicos, preocupada com uma resposta eficiente e eficaz às necessidades da sociedade e
das políticas públicas;
Diagnosticar problemas que requeiram a intervenção de atividades de organizações públicas, em
particular a análise dos modelos de gestão pública que melhor servem a atividade do setor público;
Expor os aspetos característicos da gestão pública;
Descortinar os diversos aspetos específicos da gestão pública abordados no âmbito da presente
unidade curricular;
Identificar as características dos diferentes paradigmas da gestão pública;
Enquadrar os principais modelos e tendências de reforma administrativa portuguesa;
Caracterizar iniciativas de modernização administrativa realizadas em Portugal nas últimas décadas,
Conhecer a implementação da metodologia do balanced scorecard como instrumento de avaliação e monitorização da gestão no contexto da administração pública;
Programa
I – Organizações públicas
As caraterísticas singulares das organizações públicas;
Os desafios que se impõem às organizações públicas.
II – Gestão pública e gestão privada
Conceito, caraterísticas e restrições;
Gestão pública e gestão privada: Semelhanças e disparidades.
III – Os diferentes modelos de gestão pública:
Paradigma Clássico da Administração Pública;
New Public Management;
Governance;
Outros modelos.
IV – A organização administrativa e gestionária do setor público português
O setor público português: âmbito e estrutura;
Diferentes tipos de organizações públicas;
V – A Reforma Administrativa em Portugal
Os processos de reforma administrativa: conceito e âmbito;
A reforma administrativa em Portugal:
no contexto do Estado Novo;
nos primeiros anos de regime democrático;
nas décadas de 80 e 90;
no século XXI.
A Reforma Administrativa em Portugal e os modelos de Gestão Pública em Portugal
VI – Planeamento: a importância da estratégia na gestão pública
VII – A ética na gestão pública
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Caldeira, J. (2016). Guidelines para a Elaboração de um Plano Estratégico – Boas Práticas no Setor Público, Lisboa, Edições Almedina.
Crantschaninov, T. (2019). Introdução à gestão pública. São Paulo: Senac
Dias, R. (2017). Gestão pública: Aspectos atuais e perspectivas para atualização. São Paulo, Atlas
Evans, J. & Lindsay, W. (2016). Managing for Quality and Performance Excellence, 10.ª edição. Boston: Cengage Learning.
Madureira, C., & Ferraz, D. (2014). The need of a XXI century governance paradigm for public administration: the specific case of Portugal.
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Pollitt, C. & Bouckaert, G. (2017). Public management reform: A comparative analysis-into the age of austerity. Oxford: Oxford University
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