Contabilidade Financeira

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utilizada é teórico-prática e interativa. Os conteúdos programáticos são lecionados através de uma exposição teórica acompanhada da apresentação de um conjunto de diapositivos elaborados pelo professor e disponibilizados aos estudantes. Durante a exposição teórica, é fomentada a participação dos alunos, através da colocação de questões, com o objetivo de aumentar a interação, e estimular o raciocínio e o espírito crítico. Esta exposição teórica é, também, acompanhada da discussão e resolução de exemplos práticos, por forma a captar o interesse constante dos alunos na matéria lecionada. Pretende-se que, para cada tópico do programa, seja efetuada uma apresentação teórica, ilustrada com exemplos de aplicação prática. Nas aulas seguintes, e com o acompanhamento do professor, os estudantes resolvem diversos casos práticos, com um grau de dificuldade crescente. Pretende-se com esta metodologia, a interiorização progressiva das matérias lecionadas e a consolidação dos conhecimentos ao longo do semestre. Os alunos são incentivados a participar ativamente na resolução dos casos práticos, quer individualmente, quer em pequenos grupos, o que é muito importante porque lhes permite pôr em prática os conceitos teóricos e perceber, assim, a importância da teoria. Os alunos são estimulados constantemente a estudar por livros e a considerar os diapositivos apenas como um auxiliar da matéria lecionada.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam compreender a importância da contabilidade enquanto sistema de informação. Para a sua concretização, o modelo contabilístico é apresentado de forma progressiva, iniciando-se com uma análise estática do património, passando depois, a uma análise dinâmica dos factos patrimoniais. Expõem-se os fundamentos teóricos do normativo contabilístico e procede-se ao reconhecimento das operações de uma entidade com vista à elaboração do Balanço e da Demonstração dos Resultados.

Após completar com sucesso a UC, os estudantes estão aptos a perceber: (i) a importância da informação contabilística para a tomada de decisões económicas; (ii) os métodos e técnicas de contabilização; (iii) o balanço e a demonstração dos resultados, as respetivas componentes e seus critérios de reconhecimento e mensuração, bem como os pressupostos e características inerentes à sua elaboração.

Programa

1 Introdução

1.1 A Contabilidade como sistema de informação

1.2 Conceito de contabilidade financeira

1.3 O Património, o inventário e o balanço

1.4 A unidade de agregação em Contabilidade: a Conta

1.5 Os elementos das demonstrações financeiras

1.6 O método de registo contabilístico

1.7 Leis do débito e do crédito

1.8 O Diário

1.9 O razão

1.10 Factos patrimoniais permutativos e modificativos

1.11 Balanço e Demonstração dos resultados por naturezas

2 A Estrutura Concetual do SNC

3 Normalização e harmonização contabilística

4 Meios financeiros líquidos

5 Compras e outras operações com fornecedores

6 Vendas e outras operações com clientes

7 Inventários e Ativos Biológicos

8 Métodos de contabilização dos inventários

8.1 Inventário periódico

8.2 Inventário permanente

9 Ativos Fixos Tangíveis

10 Locações

11 Subsídios ao investimento

12 Apuramento do IVA

13 O conceito de período contabilístico e o reconhecimento dos acréscimos e diferimentos

14 Gastos com o pessoal

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Borges, A., Rodrigues, A., e Rodrigues, R. (2021). Elementos de Contabilidade Geral (27.ª ed.). Lisboa: Áreas Editora.

Costa, C. B., e Alves, G. C. (2021). Contabilidade Financeira (10.ª ed.) Lisboa: Rei dos Livros.

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J., e Fernandes, S. (2020). Contabilidade Financeira Explicada – Manual Prático (4.ª ed.). Porto: Vida Económica.

Monteiro, S. (2013). Manual de Contabilidade Financeira. Porto: Vida Económica.

Moreira, J. A. (2019). Contabilidade – Da Preparação à Interpretação da Informação Financeira. Lisboa: Edições Sílabo.

Rocha, D., Azevedo, G., e Rodrigues, A. M. (2016). Contabilidade para Todos – Iniciação à Contabilidade (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.

Legislação e NCRF.

Sistema de Normalização Contabilística (SNC).