Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem específicas para esta unidade curricular foram cuidadosamente desenvolvidas para se alinharem de forma coesa com o modelo pedagógico proposto. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, promovendo uma compreensão profunda dos conceitos relacionados com a intervenção do Estado na economia.
Abordagem Teórica e Teórico-Prática:
A base do ensino será construída por meio de uma abordagem teórica sólida. Os fundamentos teóricos serão apresentados de forma clara e acessível, fornecendo uma compreensão robusta dos princípios subjacentes à intervenção estatal na economia. Esta base teórica servirá como alicerce para as atividades práticas.
Exposição Dialogada:
A exposição dialogada será usad.a para introduzir conceitos-chave, promovendo a interação e a participação ativa dos alunos. As aulas serão momentos de troca de ideias, incentivando perguntas e discussões para aprofundar a compreensão.
Estudos de Caso Interativos:
Serão incorporados estudos de caso interativos que espelham situações do mundo real relacionadas com a intervenção do Estado na economia. Os alunos serão desafiados a aplicar os conceitos teóricos aprendidos na análise de cenários práticos, estimulando a aplicação prática do conhecimento.
Debates Estruturados:
Organizar debates estruturados sobre temas específicos incentivará os alunos a examinar diferentes perspetivas relacionadas com intervenção do Estado. Isso promoverá o pensamento crítico e a capacidade de articular argumentos fundamentados.
Projetos de Pesquisa Colaborativa:
Projetos de pesquisa colaborativa serão atribuídos, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões específicas de intervenção estatal. A pesquisa será realizada em equipa, promovendo habilidades de colaboração e comunicação.
Feedback Construtivo:
A prática regular de fornecer feedback construtivo durante o processo de aprendizagem incentivará a melhoria contínua. Isso permitirá que os alunos identifiquem pontos fortes e áreas de desenvolvimento, promovendo uma abordagem reflexiva.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as justificações económicas para a necessidade da intervenção do Estado na economia.
2. Estudar as principais funções do Estado no quadro político-económico da intervenção pública, distinguindo-se as razões de eficiência das razões de justiça social.
3. Entender e discutir as escolhas coletivas e o processo de decisão política.
4. Estudar a eficiência e a equidade da tributação.
5. Caracterização do sistema fiscal português, sujeitando-o a comparações internacionais.
6. Analisar a eficiência de mercado e compreender a teoria da política do lado da oferta.
Programa
I – Introdução
1. A relação entre o Estado e a Economia
2. Economia pública e finanças públicas
II – A intervenção do Estado
1. Intervenção pública por razões de eficiência
2. Intervenção pública por razões de justiça social
III – Teoria e políticas públicas num contexto de incerteza
1. Informação assimétrica, seguros privados, segurança social e saúde
2. Externalidades, políticas públicas e os seus efeitos
3. Desigualdade pobreza e bem-estar social
IV – Tributação, eficiência e equidade
1. A eficiência na tributação
2. A equidade de um sistema fiscal
3. A incidência económica e a incidência legal
V – O sistema fiscal português
1. Principais classificações de impostos
2. Formas de tributação – o sistema fiscal português
3. Comparações internacionais
4. Indicadores de medida de um sistema fiscal
VI – Políticas de longo prazo
1 – A eficiência de mercado e a teoria da política do lado da oferta
3 – A tributação como preço pela intervenção
4 – Política dos mercados de trabalho
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
Frank, R. H. (2021) “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, 10th ed.
Santos, José Carlos Gomes, Arcanjo, Manuela, Afonso, António, Pereira, Paulo Trigo (2022), “Economia e Finanças Públicas”, 6ª edição, Escolar Editora.
Barbosa, António S. Pinto (1998), “Economia Pública”, McGraw- Hill;
Burda, M. Wyplosz, C. (2022), “Macroeconomics and European Text, Oxford, 6th edition
Bibliografia Complementar:Varian, Hal. R., (2010), “Microeconomia Intermédia. Uma abordagem Moderna”, 8ª Edição, Verlag Dashofer, Learning & Higher Education
Gruber, Jonathan (2019), “Public Finance and Public Policy”, Fourth Edition, 2019 Worth Publishers.