Economia Pública

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem específicas para esta unidade curricular foram cuidadosamente desenvolvidas para se alinharem de forma coesa com o modelo pedagógico proposto. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, promovendo uma compreensão profunda dos conceitos relacionados com a intervenção do Estado na economia.

 

Abordagem Teórica e Teórico-Prática:

A base do ensino será construída por meio de uma abordagem teórica sólida. Os fundamentos teóricos serão apresentados de forma clara e acessível, fornecendo uma compreensão robusta dos princípios subjacentes à intervenção estatal na economia. Esta base teórica servirá como alicerce para as atividades práticas.

Exposição Dialogada:

A exposição dialogada será usad.a para introduzir conceitos-chave, promovendo a interação e a participação ativa dos alunos. As aulas serão momentos de troca de ideias, incentivando perguntas e discussões para aprofundar a compreensão.

Estudos de Caso Interativos:

Serão incorporados estudos de caso interativos que espelham situações do mundo real relacionadas com a intervenção do Estado na economia. Os alunos serão desafiados a aplicar os conceitos teóricos aprendidos na análise de cenários práticos, estimulando a aplicação prática do conhecimento.

Debates Estruturados:

Organizar debates estruturados sobre temas específicos incentivará os alunos a examinar diferentes perspetivas relacionadas com intervenção do Estado. Isso promoverá o pensamento crítico e a capacidade de articular argumentos fundamentados.

Projetos de Pesquisa Colaborativa:

Projetos de pesquisa colaborativa serão atribuídos, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões específicas de intervenção estatal. A pesquisa será realizada em equipa, promovendo habilidades de colaboração e comunicação.

Feedback Construtivo:

A prática regular de fornecer feedback construtivo durante o processo de aprendizagem incentivará a melhoria contínua. Isso permitirá que os alunos identifiquem pontos fortes e áreas de desenvolvimento, promovendo uma abordagem reflexiva.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as justificações económicas para a necessidade da intervenção do Estado na economia.

2. Estudar as principais funções do Estado no quadro político-económico da intervenção pública, distinguindo-se as razões de eficiência das razões de justiça social.

3. Entender e discutir as escolhas coletivas e o processo de decisão política. 

4. Estudar a eficiência e a equidade da tributação.

5. Caracterização do sistema fiscal português, sujeitando-o a comparações internacionais.

6. Analisar a eficiência de mercado e compreender a teoria da política do lado da oferta.

Programa

I – Introdução

1. A relação entre o Estado e a Economia

2.  Economia pública e finanças públicas

II – A intervenção do Estado

1. Intervenção pública por razões de eficiência

2. Intervenção pública por razões de justiça social

III – Teoria e políticas públicas num contexto de incerteza

1. Informação assimétrica, seguros privados, segurança social e saúde

2. Externalidades, políticas públicas e os seus efeitos

3. Desigualdade pobreza e bem-estar social

IV – Tributação, eficiência e equidade

1. A eficiência na tributação

2. A equidade de um sistema fiscal

3. A incidência económica e a incidência legal

V – O sistema fiscal português

1. Principais classificações de impostos

2. Formas de tributação – o sistema fiscal português

3. Comparações internacionais

4. Indicadores de medida de um sistema fiscal

VI – Políticas de longo prazo

1 – A eficiência de mercado e a teoria da política do lado da oferta

3 – A tributação como preço pela intervenção

4 – Política dos mercados de trabalho

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Frank, R. H. (2021) “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, 10th ed.

Santos, José Carlos Gomes, Arcanjo, Manuela, Afonso, António, Pereira, Paulo Trigo (2022), “Economia e Finanças Públicas”, 6ª edição, Escolar Editora.

Barbosa, António S. Pinto (1998), “Economia Pública”, McGraw- Hill;

Burda, M. Wyplosz, C. (2022), “Macroeconomics and European Text, Oxford, 6th edition

Bibliografia Complementar:Varian, Hal. R., (2010), “Microeconomia Intermédia. Uma abordagem Moderna”, 8ª Edição, Verlag Dashofer, Learning & Higher Education

Gruber, Jonathan (2019), “Public Finance and Public Policy”, Fourth Edition, 2019 Worth Publishers.