Métodos de Ensino
Expositiva e centrado no estudante com a e resolução e discussão de casos práticos e trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os estudantes de conhecimentos conceptuais e estruturantes no âmbito da gestão da qualidade, de modo a serem capazes de compreender e fazer compreender a gestão da qualidade como parte integrante de qualquer sistema de gestão e de qualquer organização, nomeadamente no setor público. Os estudantes saberão decidir e aplicar os melhores modelos e ferramentas da qualidade para os serviços públicos.
Saberão implementar um sistema de gestão de qualidade, segundo os princípios de acordo com tipo organização /serviço e contexto, bem como os constrangimentos a ultrapassar.
Serão ainda capazes de implementar o sistema com vista à certificação, de acordo com os referenciais ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004 e apoiar na perspetiva da melhoria continua.
Programa
1 – Introdução:
1.1. Enquadramento da qualidade no modelo de governance das organizações
1.2. Teorias da qualidade, evolução, conceitos, objetivo
1.3. Desafios, limitações, custos e ciclo de qualidade
1.4. Gestão da qualidade aplicada – sistemas, produtos e serviços
1.5. Sistemas de Gestão da Qualidade de Serviços
1.6. Gestão dos processos
- – Fontes de Informação para a qualidade
- – O profissional da qualidade:
3.1. Princípios éticos, funções, autoridade e responsabilidade
3.2. Competências técnicas e comportamentais
4 – Modelos e ferramentas da Qualidade para os Serviços Públicos
5 – Normas e sistemas de gestão da qualidade
5.1. Normas Internacionais e Nacionais
5.2. Sistema Português da Qualidade: Normalização, Metrologia e Qualificação
6 – Sistema de Gestão da qualidade: da conceção à certificação
6.1. Princípios, fundamentos e vocabulário
6.2. A implementação do sistema de gestão da qualidade
6.3. O processo de certificação
6.4. As auditorias da qualidade e a melhoria continua
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Pires, AR. (2023), Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social,
Indústria e Serviços; 3ª Ed., Silabo
Pires, AR.(2022)Qualidade – Melhoria e Inovação no Ciclo de Vida, Ed. Silabo
Silvério, Jorge et al, (2018), Sistemas De Gestão Da Qualidade Na Administração Pública, Ed. CEO
Store;
Pinto, A. E Soares, Iolanda, (2018), Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação,
2ª Ed. Silabo
PIRES, AR, (2019), Qualidade no Ensino Superior, Lisboa, Ed. Silabo;
PIRES, AR. (2018), Estatística para a Qualidade, Lisboa, Ed. Silabo
ANTÓNIO, N. e TEIXEIRA, A. (2009), Gestão da Qualidade- De Deming ao modelo de excelência
da EFQM, Lisboa, Ed. Silabo;
IPQ (2015). NP EN ISO 9000:2015 – Fundamentos e Vocabulário da Qualidade. IPQ: Lisboa.
IPQ (2015). NP EN ISO 9001: 2015 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, IPQ: Lisboa.
IPQ (2019) NP EN ISO 9004: 2019 – Linhas de orientação para atingir o sucesso sustentado. IPQ:
Lisboa.