Resultados de Aprendizagem
A disciplina visa desenvolver as competências do aluno no que respeita à compreensão dos grandes agregados
macroeconómicos e ao modo como se inter-relacionam.
Competências a adquirir:
• Debater as questões macroeconómicas da actualidade;
• Compreender o papel das políticas económicas;
• Determinar e interpretar grandezas macroeconómicas;
• Compreender os modelos macroeconómicos;
• Interpretar multiplicadores;
• Compreender a dinâmica da inflação e desemprego;
• Contextualizar a intervenção do Estado no estímulo à competitividade e ao crescimento económico;
• Distinguir crescimento económico de ciclo económico.
Programa
I – Introdução e conceitos gerais
II – Medição da actividade económica
Produto como medida da actividade económica
Hiato do produto
Emprego e desemprego
Medição do nível de preços e inflação
Taxa de inflação
Impactos económicos da inflação/deflação
Grandezas nominais e reais
Contas Nacionais
Questões conceptuais e teóricas
Agentes, operações, fluxos e stocks
Circuito económico
Identidades da Contabilidade Nacional
III – O Estado e as finanças públicas
Saldos e défices orçamentais
Dívida pública
IV – Consumo, Poupança e Investimento
Consumo privado e poupança das famílias
Investimento
V – Efeitos Multiplicadores
Modelo Keynesiano Simples
Política Monetária e Orçamental
VI – Modelo IS/LM
Mercado do produto e a IS
Mercado monetário e a LM
Equilíbrio simultâneo
Políticas orçamentais e monetárias
VII – Oferta agregada e procura agregada
Procura agregada
Oferta agregada
Equilíbrio Macroeconómico
Deslocações das curvas de oferta e procura agregadas
VIII – Crescimento e ciclos económicos
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dornbusch R., Fischer S., Startz R., (1998), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 7ª ed.
Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed;
Amaral, J. Ferreira, Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C., Santos, S.(2007), “Introdução á Macroeconomia”, Escolar Editora, Lisboa, 2ª ed.