Empreendedorismo e Inovação

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos
através do debate de casos concretos. Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas, através da
leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho
prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o
rendimento final.
A avaliação é feita de duas formas alternativas à escolha do aluno:
A. Apenas Exame final obrigatório nos termos e condições em vigor no Instituto;
B. Realização de um trabalho em grupo, que constará da realização e apresentação escrita e oral de um “Plano de
Negócios” de uma nova empresa a projectar de raiz.

Resultados de Aprendizagem

• Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo e da inovação, sob dois prismas gerais: a) enquanto
factor económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão de carácter estratégico.
• Sensibilizar os alunos para a actividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups,
nomeadamente os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do
plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Competências a adquirir:
• Compreender o processo de inovação e a multiplicidade de factores que o determinam;
• Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa na área das tecnologias de informação e comunicação.

Programa

O que é a inovação.
A inovação e o empreendedorismo.
Criatividade e geração de ideias.
O Plano de negócios.
Financiamento do novo negócio.
A Gestão do novo negócio.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A. (2005), Entrepreneurship, 6th Edition, McGraw-Hill, New York.
• Etzkowitz, H. (2008) The Triple Helix: University – Industry – Government Innovation in action, Routledge, New
York.
• Bhidé, A.V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
• Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado
e organizacionais, Monitor, Lisboa.
• Drucker, P. (1997), Inovação e Gestão, 4ª Edição, Editorial Presença, Lisboa.
• Marques, J. P. C. (1998), A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da
Universidade de Coimbra, Editora Almedina, Coimbra.
• Ribault, J-M., Martinet, B. e Lebidois, D. (1995), A Gestão das Tecnologias, 1ª Edição, Publicações Dom Quixote,
Lisboa.