Gestão do Negócio Internacional

Métodos de Ensino

Conceitos-chave serão apresentados em aulas e apoiado com exemplos contemporâneos. O uso de
vídeo documentário e notícias actuais vai conferir uma dimensão contemporânea aos tópicos. Seminários irão incentivar o trabalho em grupo e a capacidade de pesquisa. O trabalho em grupo será incentivada a fim de promover capacidades e colaboração de equipa.
O módulo exigirá aprendizagem dirigida e independente. Aprendizagem dirigida incluirá leitura e pesquisa, a fim de preparar-se para seminários e apresentações. Orientação para estes exercícios, será dada nas aulas e desde dentro do plano de ensino e aprendizagem. A aprendizagem independente também será incentivado e incluirá materiais on-line de aprendizagem, leitura de jornais e revistas de negócios e assistir documentários internacionais .

Resultados de Aprendizagem

Este módulo introduz os estudantes ao estudo das forças macro que modelam os negócios internacionais nas
diferentes áreas do globo. Questões amplas como a globalização, os sistemas políticos, as principais
economias mundiais, a formação de blocos comerciais e a regulamentação do comércio internacional e
finanças serão objecto de estudo. O módulo tem como objectivo fornecer uma base ampla de conhecimento
mais do que a aplicação de quadros analíticos, que serão objecto de estudo em “Marketing para os mercados
emergentes” e “Estratégias para a globalização”, onde a análise estratégica de indústrias e mercados serão
estudados. O módulo será baseado em casos contemporâneos e seminários; exigirá dos alunos pesquisa,
usando a biblioteca e bases de dados online.

Programa

Internacionalização e globalização
– História do comércio internacional e a globalização..
A Economias mundial e a integração internacional
As economias desenvolvidos, em desenvolvimento e em transição
-Vantagens comparativas e os ganhos mútuos com o comércio
-História e regulação do comércio internacional
-A formação das economias regionais
O ambiente macroeconômico
-Metas macroeconómicas, ciclos e crescimento
Mercados financeiros
O ambiente político e legal
Político-sistemas ao redor do mundo
organizações -Geo-politics/supranational
Tratados-Internacional, direitos humanos, convenções e disputas
-Governo e relações com a indústria
Ambiente competitivo internacional
Economia de mercados competitivos
Mercado internacional de forças
A estrutura dos mercados e a economia
-Os governos e os mercados
-Diferenças sócio-culturais
Impacto da tecnologia
-Revolução tecnológica
-IP, patentes internacionais e padrões
Uso da análise PESTEL

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brooks, I. Weatherston, J. Wilkinson, G. (2004). The International Business Environment. Prentice Hall
Gillespie, A. (2007). Foundations of Economics. Oxford Univ. Press
Morrison, J. (2002). The International Business Environment. Palgrave
Wild, Wild & Han. (2007). International Business. 4th Ed. Pearson.
Palmer,A. & Hartley, J. (2006). The Business Environment. 5th Ed. McGraw Hill
Wall, S & Rees, B. (2004). International Business. 2nd Ed. Prentice Hall
Griffin, R.W. & Pustay, M.W. (2008). International Business. Pearson.