Métodos de Ensino
As aulas serão leccionadas em regime teórico-prático, tendo os sistemas informáticos como material de suporte.
Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos teóricos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática em simuladores de marketing.
A experimentação prática em simuladores promove a aproximação de desafios reais para o contexto de sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como principal objectivo aplicar os conceitos teóricos de marketing ministrados no
curso, recorrendo ao estudo de casos, definindo estratégias e analisando os seus impactos através da
utilização das técnicas de simulação.
No termo da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido a capacidade de adequar os conceitos
teóricos de marketing em casos práticos do quotidiano empresarial.
Programa
1. Introdução à simulação
1. Conceitos de simulação e jogos
2. Modelos de simulação
3. Processo de simulação
4. Simuladores
2. Simulador de marketing
1. Plano de negócios
2. Decisões de marketing
3. Decisões ao nível das vendas
4. Decisões ao nível da produção
5. Decisões financeiras
6. Analisar outputs do simulador
3. Data Mining aplicado ao marketing
1. Conceitos de Data Mining
2. Metodologias de Data Mining
3. Processo de simulação com Data Mining
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aldrich, C. (2005). Learning by Doing: A Comprehensive Guide to Simulations, Computer Games, and
Pedagogy in e-Learning and Other Educational Experiences: Pfeiffer.
Kottler, P. (2001). Marketing Management (13th ed): Prentice Hall
Mason, C. H., & Jr., W. P. (2001). The Marketing Game! (3rd ed.): McGraw-Hill.
Robinson, S. (2003). Simulation: The Practice of Model Development and Use: John Wiley & Sons Inc.
Schulz, E. (2001). The Marketing Game: Adams Media Corporation.
Silva, P. S., Pedrosa, D., Trigo, A., & Varajão, J. (2011). Simulation, games and challenges: from schools to
enterprises. Paper presented at the Enterprise and Organizational Modeling and Simulation, London (England).
Silva, P. S., Trigo, A., Varajão, J., & Pinto, T. (2010). Simulation – Concepts and Applications. In M. D. Lytras, P.
O. d. Pablos, A. Ziderman, A. Roulstone, H. Maurer & J. B. Imber (Eds.), 3rd World Summit on the Knowledge
Society (Vol. 112, pp. 429-434): Springer Berlin Heidelberg.