Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real. Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados sempre que possível meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos e processos essenciais para entregar aos clientes superior
NCE/12/00356 — Apresentação do pedido – Novo ciclo de estudos Page 34 of 99
http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=b9bd5b32-bc94-4291-496a-504f57598408&formId=ec… 11-04-2013
valor.
2. Pretende-se que os alunos entendam que que toda a organização está envolvida no processo de
compreender clientes, concorrentes e outros agentes do contexto externo.
3. Pretende-se que os alunos sejam capazes de formular e implementar a estratégia de marketing da empresa.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1. Sejam capazes de estabelecer a ligação entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing.
2. Sejam capazes de definir a estratégia de marketing da empresa e gerar um plano ded marketing.
3. Sejam capazes de desenvolver um modelo de controlo da estratégia de marketing.
Programa
1. Da estratégia ao marketing estratégico.
2. Mercados, Segmentos e valor para o cliente.
3. Concepção de Estratégias Orientadas para o mercado.
4. Desenvolvimento de programas orientados para o mercado
5. Planeamento e controlo de marketing
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cravens W e Piercy, NF (2006) “Strategic Marketing”, MCGraw-Hill, 8Ed.
Hooley, G, Saunders, J, Piercy, NF e Nicoulaud, B (2008) “Marketing Strategy and Competitive Positioning”,
Prentice-Hall, UK.
Lambim, JJ (2000) “Marketing Estratégico”, McGraw-Hill, 4Ed.
Kotler, P, Keller, KL, Brady, M, Goodman M e Hansen T (2009) “Marketing Management”, Pearson.
McDonald, M (2008) “Planos de Marketing”, Elsevier, Rio de Janeiro.
Wood, MB (2007) “Essential guide to Marketing Planning”, Prentice-Hall.