Marketing Relacional

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, abordando os últimos desenvolvimentos teóricos, enquadrados na prática empresarial actual.
Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos com antecedência. Artigos vários sobre Marketing Relacional para leitura e posterior discussão na aula.

Resultados de Aprendizagem

O contexto do marketing relacional: marketing one-to-one; marketing de permissão e viral; marketing experiencial e das emoções. Gestão relacional de stakeholders. Fidelização de clientes. Lifetime value e valor estratégico do cliente. Implementação de uma política de marketing relacional.

Programa

Introdução ao Marketing Relacional (MR) – As críticas do marketing tradicional. Características e Drivers do MR. Planeamento dos programas de MR. Key Account Management (KAM). Customer Relationship Management I (CRM). Customer Relationship Management II. Implementação de programas de RM: estratégia,
estrutura e sistemas. Monitorização e controlo das relações. Considerações éticas no MR. O MR das organizações sem fins lucrativos.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Relationship Marketing, Perspectives, dimensions and context, Tracy Harwood, Tony Garry and Anne Broderick, McGraw-Hill, 2008.
Relationship Marketing, Exploring relational strategies in marketing, John Egan, Prentice Hall, 2nd ed., 2004.
Managing Business Relationships, David Ford, Lars-Erik Gadde, Hakan Hakansson, Ivan Snehota, Wiley, 2nd ed., 2005
Relationship Marketing, Management of customer relationships, Manfred Bruhn, Prentice Hall, 2nd ed., 2005
Strategic Market Relationships, From strategy to implementation, Bill Donaldson, Tom O’Toole, John Wiley & Sons, 2008