Resultados de Aprendizagem
Modernidade, pós-modernidade e ciência;
Conceitos de modernidade e de pós-modernidade: descrição e crítica;
O paradigma da ciência moderna;
O senso comum como obstáculo ao conhecimento científico;
A desvalorização das ciências sociais;
Especialização do conhecimento, hermetismo do discurso e a simbiose saber-poder;
O aluno deverá perceber a lógica da investigação científica: observação, mensurabilidade – desqualificação das
“qualidades” dos objectos;
Programa
1. Reflexão epistemológica: a crítica do conhecimento científico
Falência da autonomia interna do conhecimento científico
O paradigma da ciência pós moderna
Sociologismos e outros determinismos sociais – falência do normativismo social
A filosofia, religião, estética, arte, poesia como “descodificadores” privilegiados do mundo e da vida
2. Necessidade e instrumentos de ruptura com o senso comum em ciências sociais
O senso comum como obstáculo ao conhecimento científico-social?
Conteúdo e alcance do princípio metodológico “explicar o social pelo social”
Cisão indivíduo – sociedade: as interpretações de tipo individualista
Cisão “nós” – “os outros”: as interpretações de tipo etnocentrista
Divisões de classe e género
Etnocentrismo nas ciências sociais
Condições de ruptura com o senso comum
3. A unidade do social e pluralidade das ciências sociais
Conceito de fenómeno social total (Mauss)
A diferenciação das ciências sociais. A crise das ciências sociais
4. A sociologia
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– A.J. Avelãs Nunes, Noção e Objecto da Economia Política, Almedina, 34-104;
– Anthony Giddens, Sociologia, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 199-237,307-345,619-661;
– Augusto Santos Silva, A Ruptura com o Senso Comum nas Ciências Sociais, em Metodologia das Ciências Sociais,
A.Santos Silva e J. Madureira Pinto (orgs.), 29-53, Edições Afrontamento;
– Boaventura de Sousa Santos, Um Discurso Sobre as Ciências, Edições Afrontamento;
– Bryan S. Turner, ed., Teoria Social, Difel, 313-346;
– Bryan S. Turner, ed., Teoria Social, Difel, 51-81, 143-170, 195-254, 405-436;
– Guy Rocher, Sociologia Geral- A Acção Social, Editorial Presença;
– Hubert Reeves, René Thom et alia, Abordagens do Real, Publicações Dom Quixote;
– J.M Carvalho Ferreira, João Peixoto, Anabela Soriano Carvalho, Rita Raposo, João Carlos Graça e Rafael Marques,
Sociologia, McGraw Hill, 215-241, 289-321, 407-477;
– Raymond Aron, As Etapas do Pensamento Sociológico, Publicações Dom Quixote, 139-211, 475-541;