Métodos de Ensino
Aulas presenciais expositivas e com suporte informático. O período letivo está estruturado em duas componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; e aulas práticas de desenvolvimento de competências. As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.
Avaliação de 0 a 20, através da realização e defesa de um trabalho e de um exame (50%/50%).
Resultados de Aprendizagem
Planear e executar um trabalho de investigação científica. O seu objetivo consiste no fornecimento das ferramentas e bases necessárias para a execução com sucesso dos trabalhos de pesquisa e investigação, produção de relatórios elaboração de projetos. Por último, pretende-se desenvolver conceitos de análise de conteúdo e análise qualitativa.
Programa
1. Como conceber um projeto de pesquisa: passos preliminares
1.1. Regras essenciais para a redação de trabalhos científicos
2. Revisão da literatura: em busca do estado da arte
3. Metodologias e desenho de investigação
3.1. Alguns exemplos
4. Acesso aos dados
4.1. Bases de dados
5. Recolha de dados
5.1. Técnicas qualitativas
5.2. Técnicas quantitativas
6. Introdução à Análise de Dados
6.1. Qualitativa e de conteúdo
6.2. Quantitativas
7. Ética e RGPD
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ceia, C. (2003) Normas para a Apresentação de Trabalhos Científicos. 4ª ed., Lisboa: Editorial Presença
Gill, J. e Phil J. (2002) Research Methods for Managers. 3ª ed., London: Sage Publications
Johnson, G. (2002) Research Methods for Public Administrators. Greenwood Press
Sousa, G. (1998) Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Porto: LivrariaCivilização Editora
Crecine, J. P. (ed.) (1991) Research in Public Policy Analysis and Management: Basic Theory, Methods andPerspectives. JAI Press
Knight, P.T. (2002) Small-scale Research: Pragmatic Inquiry in Social Science and the Caring Professions. London:Sage Publications
Silva, A.A. (2006) Gráficos e Mapas – Representação e Informação Estatística, Lidel
Hill, A. E Hill, M. M. (2005). Investigação por questionário. Edições Sílabo