Métodos de Ensino
O método de ensino agora proposto é a tutoria. Com a assistência e apresentação de seminários/aulas abertas durante o período. Avaliação final com a elaboração e apresentação de um relatório de estágio (e de um parecer do supervisor da organização) a um júri para 20 valores.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende realizar um estudo aprofundado sobre os métodos e práticas de investigação em análise de dados e sistemas de apoio à decisão, proporcionar uma compreensão dos principais problemas que se colocam nas diversas fases da investigação e promover a capacidade de investigação. O desenvolvimento destes conhecimentos visa a preparação do trabalho a desenvolver durante a componente não letiva do curso de Mestrado.
Há a experiência profissional numa organização (por exemplo durante 6 meses a 40 horas por semana) onde serão desenvolvidas atividades supervisionadas e atempadamente planificadas de acordo com os objetivos e missão da organização
Programa
1. O processo de investigação
1.1 Escolha do tema e sua importância
1.2 Utilidade teórica e pratica do tema escolhido
2.1. Pesquisa bibliográfica
3. Desenho da investigação
3.1. Objectivos gerais e específicos
3.2. Desenvolvimento das hipóteses de investigação
4. Técnicas de recolha de informação
4.1. Algoritmos
4.2. Modelo estatistico
4.3. Análise e discussão dos resultados
5. Elaboração e apresentação da dissertação
5.1. O índice
5.2. O resumo
5.3. A introdução
5.4. A revisão da literatura
5.5 Desenvolvimento e modelos teóricos e estatísticos
5.6 A discussão dos resultados
5.7 As conclusões
5.6 As referências bibliográficas
6. A ética na investigação
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
– Eco, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa, Presença.
– Fernandes, António (1995). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Científicos e Académicos. Porto Editora
– Hill, Manuela;Hill Andrew (2009). Investigação por Questionário. 2.a Edição. Lisboa, Edições Silabo.
– King, G., R.. Kehoane, e S.Verba (1994): Designing Social Inquiry. Scientific Inference in Qualitative Research.Princeton University Press.
– Mann, Chris (2000): Internet Communication and Qualitative Research: a handbook for researching on line. London,Sage.
– Saunders, M., P. Lewis e A. Thornhill (2003), Research Methods for Business Students, Prentice Hall