Mercado de Ações

Métodos de Ensino

Após uma breve exposição de enquadramento teórico das matérias, privilegiam-se metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com uma
elevada componente prática, procurando o envolvimento e participação ativa dos alunos ao longo do período letivo. Para o efeito, utilizarse-
ão os seguintes instrumentos:
a) realização, por parte dos alunos, uns de forma individual outros em pequenos grupos, sob a orientação do docente, de um conjunto de
exercícios pedagógicos sobres os diferentes tópicos do programa;
b) realização, apresentação e discussão participada em aula de um trabalho de grupo sobres os tópicos 3. e 4. do programa;
c) realização de um trabalho individual, sobre o tópico 5. do programa.

Resultados de Aprendizagem

Através desta UC, os alunos deverão adquirir as seguintes competências:
1) saber identificar as principais caraterísticas deste tipo de títulos de rendimento variável;
2) saber identificar e compreender as operações e regras de funcionamento dos mercados primário e secundário de ações a contado e as
diferentes funções dos seus principais intervenientes;
3) saber utilizar as diferentes metodologias de avaliação do valor fundamental de uma ação que são usadas no mercado pelas diferentes
equipas de “equity research”;
4) saber aplicar os princípios e ferramentas da análise técnica no contexto da negociação de ações no mercado a contado.

Programa

. INTRODUÇÃO
1.1 Conceitos
1.2 Ações com e sem valor nominal
1.3 Ações próprias
1.4 Tipos de ações e natureza da emissão
2. FUNCIONAMENTO DO MERCADO A CONTADO
2.1 Enquadramento e mercado primário
2.2 Estrutura do mercado secundário
2.3 Negociação no mercado a contado
2.4 Eventos
3. AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE MODELOS DE FLUXOS DE CAIXA DESCONTADOS
3.1 Avaliação de ações através do modelo de desconto de dividendos
3.1.1 O modelo geral
3.1.2 Variantes do modelo geral
3.2 Avaliação pelos fluxa caixa livre descontados
3.2.1 Para a empresa
3.2.2 Para os acionistas
3.2.3 Análise de sensibilidade
4. AVALIAÇÃO DE AÇÕES ATRAVÉS DE MÚLTIPLOS DE MERCADO
4.1 Filosofia
4.2 Múltiplos de mercado e sua aplicação
5. NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES COM BASE NA ANÁLISE TÉCNICA
5.1 A psicologia do mercado
5.2 Movimentos de preços e volume
5.3 Análise gráficos e indicadores quantitativos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

main:
1. Damodaran, A. (2006), Damodaran on Valuation – Security Analysis for Investment and Corporate Finance,
2nd Edition, JohnWiley & Sons.
2. Kirkpatrick II, C., and Dahlquist, J. (2016), Technical Analysis: The Complete Resource for Financial
Market Technicians, 3rd Edition, Pearson Education.
3. Pacheco, L., et al., (2024), Avaliação de Empresas, 2.ª Edição, Edições Sílabo.
4. Palepu, K.; Healy, P.; Peek, E. (2020), Business Analysis and Valuation: IFRS edition, 4th Edition. Cengage Learning.
outra:
1. Damodaran, A. (2018), The Dark Side of Valuation – Valuing Young, Distressed, and Complex Businesses, 3rd Edition, JohnWiley &
Sons.
2. Lee, K., et al.,2024), The Valuation Book – how to value business and shares – an introductory guide for investors, managers and more,
HH Limited.
3. Neves, J. C. (2002), Avaliação de Empresas e Negócios, Mcgraw-Hill-Portugal.
4. Penman, S. (2012), Financial Statement Analysis and Security Valuation, 5th Edition, McGraw-Hill.