Gestão de Carteiras

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórico-prática, nas quais se adota, numa primeira fase, o método expositivo, seguindo-se a resolução de um
conjunto de casos práticos com forte aderência à realidade. Ainda assim, mesmo na fase expositiva, promove-se o envolvimento ativo dos
estudantes em diversos momentos do processo de aprendizagem.
Para além disso, os alunos são convocados a realizar trabalho autónomo, através da leitura crítica de artigos científicos de publicação
recente, como da condução de investigação adicional atinente às temáticas exploradas no âmbito de tais artigos.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular, pretende-se que os alunos:
• compreendam as premissas que sustentam a teoria financeira tradicional, nomeadamente o conceito de investidor racional e a hipótese
dos mercados eficientes;
• conheçam os contributos essências da teoria financeira tradicional em matéria de gestão de carteiras, principalmente a Moderna Teoria
das Carteiras e o Capital Asset Pricing Model;
• discutam a visão crítica proporcionada pelas finanças comportamentais;
• atendam aos princípios fundamentais a reter em matéria de composição de carteiras de investimento;
• explorem, numa perspetiva comparativa, as várias medidas de avaliação do desempenho;
• contactem com as práticas de investigação mais recentes em matéria de gestão de carteiras.
Os conteúdos programáticos, bem como a metodologia de ensino adotada – um mix de exposição de conteúdos e de aplicação de
conhecimentos – permitirão o cumprimento de tais objetivos e a aquisição destas competências por parte dos estudantes.

Programa

1. Teoria da Carteira: o modelo de Markowitz
Rendibilidade/risco
Diversificação
Carteiras eficientes
Determinação da fronteira eficiente
2. Modelos de Equilíbrio
O modelo de mercado
Capital Asset Pricing Model (CAPM)
Teoria da arbitragem (APT)
Factor Pricing Models
3. A eficiência dos mercados financeiros
Graus de eficiência e evidência empírica
4. Contributo Finanças comportamentais
Enviesamentos cognitivos e heurísticas
Herd behaviour
Prospect Theory
5. A constituição de carteiras
Características das diferentes classes de ativos
Modelos de risco e constituição de carteiras: asset allocation, diversificação e benchmark adequado
Gestão passiva e ativa
Seleção de ações
Tracking Portfolio e exploração de anomalias
6. Avaliação do desempenho
Cálculo da rendibilidade
Taxa interna de rentabilidade
Indicadores de desempenho Time-weighted e money-weighted
Metodologias Híbridas
Medidas de Sharpe, Treynor e Jensen
Ajustamento do risco das carteiras
Benchmarks

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL:
Bodie, Z., Kane, A. & Marcus, A. J. (2023). Investments. McGrawwHill, 13.ª edição.
Elton, E. J., Gruber, M. J., Brown, S. J. & Goetzmann, W. N. (2014). Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, John Wiley and
Sons, Inc, 9.ª edição.
Lobão, J. (2020). Finanças Comportamentais – quando a Economia encontra a Psicologia. Actual Editora, 2.ª edição.
Neves, M. E. & Quelhas, A. P. (2013). Carteiras de Investimento – Gestão e Avaliação do Desempenho. Coimbra, Amedina.
Quelhas, A. P. (2017). Finanças Comportamentais, texto de apoio às aulas.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Thaler, R. (2015). Misbehaving: the Making of Behavioural Economics. Penguin.