Tecnologias Aplicadas à Auditoria

Métodos de Ensino

Nas aulas desta unidade curricular privilegiam-se as metodologias ativas de ensino centradas no estudante que visam promover a
maturidade da resolução de problemas e pensamento crítico nesta área. Assim, são utilizadas as seguintes metodologias de ensinoaprendizagem:
– Expositivas, no que respeita aos conceitos, definições, ferramentas de trabalho;
– Ativas e participativas associadas ao estudo e resolução de casos práticos para a deteção de anomalias e fraude bem como na
realização de trabalhos de grupo e na definição de consensos quanto às melhores práticas a utilizar na resolução dos diversos casos
práticos;
– Experimentais já que se privilegia o uso das ferramentas e tecnologia em sala de aula para a resolução dos exercícios práticos e para a
realização do trabalho;
– Auto-estudo relativo à componente de trabalho autónomo, muito presente nos estudos de 2.º ciclo e que deve ser incentivada de modo a
que os estudantes se prepararem adequadamente para o 2.º ano do mestrado.
Os conteúdos associados às tecnologias emergentes serão lecionados com casos de aplicação e investigação na área, com oradores
convidados que expliquem a aplicação dessas tecnologias nas suas empresas.

Resultados de Aprendizagem

A. Objetivos
– Aquisição de conhecimentos de Tecnologias de Inf. para Auditoria (CAATTs, Computer-Assisted Audit Tools and Techniques) e
competências práticas fundamentais no que concerne ao papel que o auditor desempenha, nomeadamente na deteção de anomalias
utilizando ferramentas de análise e extração de dados para auditoria para a execução de testes substantivos;
· Ampliar o leque de conhecimento de Ferramentas Informáticas de Suporte à Auditoria, promovendo a realização de Seminários com
empresas de Software específico para Auditoria;
– conhecer as novas tendências de Tecnologias e Ferramentas para auditoria, em particular, no que respeita ao uso de tecnologias
emergentes para auditoria: Inteligência Artificial, Internet of Things, Cloud e Blockchain, casos práticos de uso e investigação na área.
B. Competências:
Os estudantes devem ficar aptos a utilizar ferramentas e tecnologias para auditoria, permitindo imprimir maior eficiência e eficácia ao
trabalho do auditor.

Programa

1. Os Sistemas de Informação (SIs) em Auditoria
1.1. Noção de SI: aspetos genéricos de um sistema de Informação (definição, elementos base)
1.2. Evolução dos SIs
1.3. Aplicabilidade dos SIs nas Organizações
1.4. A importância da Informação em Auditoria: informação versus conhecimento.
1.5. Novos desafios para o auditor
2. Ferramentas Informáticas de Suporte à Auditoria
2.1 Definição e aplicabilidade das Computer Assisted Audit Tools and Techniques, CAATTs
2.2 Tipificação das CAATTs
2.3 Ferramentas para a Gestão de Papéis de Trabalho em Auditoria
2.4 Ferramentas para análise e extração de Dados
2.5 IDEA: contextualização da aplicação
2.6 Casos de Estudo usando IDEA:
3. Tecnologias Emergentes para auditoria
3.1 Evolução dos conceitos
3.2 Robotic Process Automation
3.3 Inteligência Artificial e inteligência Artificial Generativa aplicadas à Auditoria
3.4 Cloud Auditing
3.5 Big Data e Data Mining
3.6 Blockchain

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ACFE (2022), Report to the Nations on Occupational Fraud and Abuse.
ACFE (2022), Anti-Fraud Technology Benchmarking Report
Gee, Sunder (2015). Fraud and fraud detection: a data analytics approach, Wiley corporate F&A series.
Nigrini, M. J. (2020). Forensic Analytics: Methods and Techniques for Forensic Accounting Investigations, 2nd Edition. Wiley • Gee, Sunder.
Fraud and Fraud Detection: a Data Analytics Approach, John Willey and Sons, 2015
Baesens, Bart ; Van Vlasselaer, Veronique; & Verbeke, Wouter (2015). Fraud Analytics Using Descriptive, Predictive, and Social Network
Techniques, John Wiley & Sons, Inc.
Aghili, Shaun (2019). Fraud Auditing Using CAATT: A Manual for Auditors and Forensic Accountants to Detect Organizational Fraud
(Internal Audit and IT Audit), Auerbach Publications
PARCERIAS
A Coimbra Business School – ISCAC tem parceria com a Caseware Internacional para a utilização do IDEA em contexto educacional
(inclui Licenças Educação e Manual).