Métodos de Ensino
A exposição dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento do trabalho é feita numa abordagem expositiva aos conceitos mais
relevantes no âmbito das tarefas a executar, (lecture), sempre que oportuno serão colocadas questões aos alunos sobre os assuntos a
expor e sempre que aplicável serão efetuadas demonstrações na aula.
Os objetivos enunciados na Ficha de Unidade Curricular exigem que os alunos entendam a necessária assertividade que as informações
constantes num relatório devem transmitir. Assim, para além da exploração das vertentes teóricas que suportam os assuntos elencados no
conteúdo desta unidade curricular, impõe-se o tratamento de casos específicos representativos dos vários tipos de relatórios a produzir
através do estudo de casos práticos.
As aulas teórico-Práticas permitem a integração dos conhecimentos teóricos ao necessário saber fazer, vertentes inseparáveis à boa
compreensão das matérias em estudo.
Em face da característica eminentemente prática desta u.c. as metodologias de ensino/aprendizagem a recorrer serão essencialmente as
seguintes:
1 – Exposição de conteúdos(lecture)
2 – Perguntas aos alunos durante a exposição
3 – Demonstrações em aula
4 – Trabalhos em grupo em aula
5 – Debates/discussão em aula
Resultados de Aprendizagem
1 – Adequada preparação dos elementos a relatar;
2 – Conhecimento das características e objetivos dos destinatários;
3 – Cumprimento das regras de escrita, de apresentação de recursos visuais, de tabelas e de citação de elementos bibliográficos;
4 – A melhor escolha do meio de transmissão do relatório, se em suporte físico ou em suporte digital;
5 – A importância dos relatórios produzidos para a tomada de decisão dos seus destinatários;
6 – O domínio das tecnologias de informação como auxiliares fundamentais à produção e à divulgação de relatórios;
7 – A necessidade da existência dos relatórios de auditoria tanto para as empresas auditadas como para os utilizadores desta informação;
8 – O cumprimento das regras impostas pelos diferentes organismos regulamentadores;
9 – O conhecimento dos diferentes relatórios, no âmbito, entre outros, da auditoria financeira, do controlo interno e da sustentabilidade
corporativa.
Programa
1 – Noção e objetivos para a produção de relatórios
2 – Como se desenvolve o processo de reporting
3 – Partes constituintes de um relatório
4 – Técnicas de redação e apresentação dos relatórios de acordo com os recursos de expressão utilizados
5 – As melhores práticas e as deficiências mais comuns do Reporting financeiro e não financeiro
6 – Tecnologias de informação e o reporting na produção e na divulgação da informação
7 – Reporting on-line da informação certificada e não certificada
8 – Marketing do relatório de Auditoria para a entidade a auditar e para os seus utilizadores
9 – Novos desafios, novas responsabilidades e novos referenciais para os auditores externos sobre o reporting não financeiro e reporting
da sustentabilidade corporativa
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Domingues, José Pedro da Silva (2023): “Interesses (Não) Lucrativos E Sustentabilidade Empresarial – Que Rumo Toma(Rá) A
Governação E A Responsabilidade Civil Societária?” ISBN 9789894010388
Eugénio, Teresa; Azevedo, Graça; Fialho, Ana (2022) – “Modern Regulations and Practices for Social and Environmental Accounting” ISBN
– 1799894118
Flor, Schadeler (2023): “Otimizar A Comunicação Escrita” ISBN 9782808669597
Normas para a elaboração dos relatórios de auditoria: Do IFAC, do AICPA, do IIA, da INTOSAI.
Normas Europeias do Relato de sustentabilidade (ESRS)