Estatística Aplicada à Investigação

Métodos de Ensino

As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas, planeadas e preparadas de acordo com as
metodologias ativas, para terem um envolvimento ativo de todos os estudantes em vários momentos ou na totalidade da aula.
Na parte teórica, de introdução de conceitos, resultados fundamentais e métodos, será usado, tendencialmente, o método expositivo
intercalado com tarefas que suscitem uma participação ativa de todos os estudantes. Estas tarefas incluem a colocação de questões aos e
pelos estudantes, de forma oral e também com a proposta de debate/discussão em pequenos grupos sobre algum aspeto/tópico exposto.
A parte prática será destinada ao desenvolvimento pleno das competências elencadas, através da resolução de problemas, com a
utilização de software, sob orientação do docente, incentivando-se o trabalho autónomo ou em pequenos grupos. Far-se-á prevalecer uma
forte interação entre a teoria e a prática, dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e ao tratamento de situações
concretas e reais.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular foca-se em aspetos metodológicos essenciais para a investigação empírica na área de Contabilidade e Fiscalidade,
desde a fase inicial de recolha de dados até à análise estatística avançada e interpretação dos resultados.
Definem-se, assim, os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. analisar de forma crítica a utilização da estatística na literatura científica da área das ciências empresariais;
2. planear as fases do processo de investigação empírica, inclusivamente selecionar os métodos de recolha de dados mais apropriados
para cumprir os objetivos de investigação;
3. identificar as técnicas estatísticas mais adequadas tendo em conta os objetivos de investigação;
4. realizar as análises estatísticas, através de software, retirando a informação pertinente e essencial do output;
5. interpretar os resultados da análise estatística, identificando até que ponto os mesmos permitem responder/clarificar as questões de
investigação.

Programa

1. O processo da investigação empírica
1.1. Introdução
1.2. Recolha de dados: amostragem e questionários
2. Análise estatística de dados
2.1. Técnicas estatísticas univariadas e bivariadas: uma visão geral
2.2. Técnicas estatísticas multivariadas

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alwan, L.C., Craig, B.A., & McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. MacMilan.
Coutinho, C.P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 2.ª Edição. Almedina.
Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. & Anderson, R.E. (2019). Multivariate Data Analysis, 8th Edition. Cengage.
Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 8.ª Edição. ReportNumber.
Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 6.ª Edição. Sílabo
Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students, 8th Edition. Pearson.