Métodos de Ensino
A metodologia de ensino e de aprendizagem assenta, numa primeira fase, no incentivo ao aluno para a definição dos objetivos, gerais e
específicos, delimitação do tema e pesquisa bibliográfica. Posteriormente, e numa segunda fase, o método de ensino passa aplicação do
conhecimento adquirido ao longo da pesquisa, na metodologia escolhida, e no teste de hipóteses de investigação. De seguida, e numa
última fase, pela análise e discussão dos resultados obtidos.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem os seguintes objetivos:
i) Definir os objetivos gerais e específicos de investigação;
ii) Justificar a importância e o motivo da escolha do tema;
iii) Definir o problema de pesquisa e as hipóteses de investigação;
iv) Apresentar, delimitar e justificar a metodologia escolhida, bem como os resultados obtidos;
iv) Analisar e discutir as conclusões obtidas.
No final, o aluno deverá possuir as seguintes competências:
a) Elaborar pesquisa e revisão de literatura, nacional e internacional;
b) Aplicar a metodologia adequada ao problema de pesquisa ou objeto de estudo;
c) Redigir de forma objetiva e clara a dissertação(componente não letiva).
Programa
I – Introdução e pesquisa bibliográfica
II – Identificação e caracterização do problema de investigação
III – Objetivos gerais e específicos
IV – Revisão de literatura
V – Metodologia
1 – Abordagem quantitativa
2 – Abordagem qualitativa
3 – Abordagem normativa e jurídica
VI – Ética na investigação
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alexandre Pereira and Carlos Popa (2006) How to write a thesis. Editions. Syllabus.
Barañano, A. M. (2004). Management research methods and techniques: Manual to support the carrying out of research work. Lisbon:
Sílabo Editions.
Bryman, A., & Bell, E. (2007). Business research methods. Oxford: Oxford University Press
Ceia, Carlos (1995). Rules for presenting scientific works. Lisbon: Presence.
Eco, Umberto (1991). How to Write a Thesis in Human Sciences. Lisbon, Presence.
Fernandes, António (1995). Methods and Rules for Preparing Scientific and Academic Works. Harbor
Publishing company
Hill, Manuela; Hill Andrew (2009). Questionnaire Investigation. 2nd Edition. Lisbon, Silabo Editions.
João Marouco (2009) Statistical analysis using SPSS. Sílabo Editions.
Maria Helena Pestana and João Nunes Gageiro (2006) Discovering Regression. Sílabo Editions.
Mann, Chris (2000): Internet Communication and Qualitative Research: a handbook for researching online.
London, Sage.