Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de situações e casos concretos. A avaliação é feita de duas formas à escolha do aluno:
1ª Forma:
- “Resumo de artigo” – elaboração de uma recensão crítica / resumo de um artigo científico a pesquisar pelo aluno na B-ON e a aprovar pelo docente, e sua apresentação escrita e oral em aula (trabalho individual) (30%);
- “Plano de Dissertação, Projeto ou Estágio”, que consta da construção do plano de trabalho a realizar no 2º ano. Trabalho individual. Inclui-se a apresentação oral. (70%);
2ª Forma:
Exame final nos termos e condições em vigor no ISCAC.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos de Aprendizagem:
- Contextualizar o processo de investigação em Ciências Sociais;
- Apresentar as etapas do processo de investigação;
- Destacar a importância do problema de investigação e seleção do tema, bem como da construção do modelo de análise;
- Sensibilizar os alunos para a atividade de investigação, sublinhando a relevância de uma boa revisão de literatura, da escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha de dados e seu tratamento;
- Relevar a metodologia de estudo de casos em Gestão.
Competências a adquirir:
- Capacidade de identificação de um tema e problema de investigação
- Capacidade de construir um modelo de análise
- Capacidade de construir um plano de Dissertação, Projeto ou Estágio
Programa
1- Introdução à investigação em Gestão
2- Definição do problema
3- Revisão da literatura e definição de hipóteses
4- O desenho da investigação e modelo de análise
5- Métodos e técnicas de investigação em Gestão
6- Recolha de dados e seus métodos: entrevistas e questionários
7- Análise e interpretação dos dados
Redação do texto final
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Sílabo, Lisboa.
Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.
Coutinho, C. P. (2020). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ª Edição). Actual Editora.
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Hill, Manuela M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.
Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.
Yin, R. K. (2000). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman.