Métodos de Ensino
Toda a Unidade Curricular é ministrada num ambiente “hibrido”, designadamente à distância devido à problemática da COVID-19 e com a presença de um número limitado de alunos em sala de aula com destino à uma real e eficaz atitude preventiva ao vírus. Todas as sessões são online e em sala e são priorizadas metodologias interativas e de gestão de grupo que estimulem o debate, o questionamento e a consolidação de conhecimentos e competências. O uso de brainstorming inicial como estímulo participativo será valorizado e incentivado bem como a pesquisa e resolução de problemas. Métodos expositivos residuais em estreita correlação com metodologias ativas serão predominantes.
Em termos de avaliação, esta será efetuada em três momentos. Um com a realização de um ensaio individual escrito e posteriormente apresentado oralmente em aula; o segundo pela concretização de um relatório crítico que incide sobre o ensaio de um dos colegas; e um terceiro através da realização de um teste.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta Unidade Curricular consistem em: Abordar os distintos conceitos de gestão estratégicas e de Políticas Publicas enunciando as suas principais diferenças; Fornecer uma visão atualizada das diferentes fases da gestão estratégica; Contribuir para a clarificação, importância e diferenças entre as diversas fases da gestão estratégica e políticas públicas; Realçar a importância e as expectativas dos Stakeholders na organização; Identificar a utilidade da gestão estratégica como ferramenta de desenvolvimento sustentável; Reconhecer a importância da existência na criação de políticas publicas; Identificar as diferentes políticas públicas setoriais em Portugal; e Saber identificar as diferentes fases na formação das políticas públicas.
O desenvolvimento desta Unidade curricular visa que os alunos venham a adquirir um conjunto de competências, nomeadamente: Compreender de forma sistemática toda a envolvente num processo de gestão de estratégica e na definição das políticas públicas; Ser capaz de analisar esta temática de forma crítica, integrando e inter-relacionando os conhecimentos adquiridos; Adquirir a aptidão e as capacidades exigidas no âmbito da investigação no domínio das políticas públicas; e Saber avaliar e correlacionar as interdependências conceptuais subjacentes às políticas públicas em vigor ou em construção.
Programa
Parte 1 Gestão Estratégica
1 O conceito de estratégia: A necessidade de gestão estratégica no Setor Público
2 Componentes do processo de gestão estratégica
2.1 Visão, missão e valores
2.2 Objetivos: características e tipos
2.3 Análise externa (Análise SWOT, PESTAL e as cinco forças de Porter)
3.Formulação da estratégia
3.1 Estratégias colaborativas e competitivas
3.2 Envolvimento e as expetativas dos stakeholders
3.3 Diversificação de fontes de financiamento
3.4 A importância da gestão do conhecimento no setor público
4 Implementação, avaliação e monitorização estratégica
4.1 Objetivos de curto prazo e planos de ação
4.2 Avaliação no contexto do Setor Público
Parte 2 Políticas Públicas
1 O estudo das Políticas Públicas
2 As categorias de Políticas Públicas
3 Os decisores políticos: enquadramento
4 Formação das Políticas: Problemas, Agendas e Formulação
5 Orçamento e Políticas Públicas
6 Implementação de Políticas
7 Políticas Públicas: impacto e avaliação
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Araújo, Luísa; Rodrigues, Maria de Lurdes (2017). “Modelos de Análise das Políticas Públicas”, Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 83, pp. 11-35.
- Bilhim, João (2016). “Políticas Públicas e Agenda Política”, Editors: ISCSP, Ulisboa, janeiro, pp. 82-102, https://www.researchgate.net/publication/292141803_Politicas_publicas_e_agenda_politica
- Birkland, Thomas A. (2016). An Introduction to the Policy Process – Theories, Concepts, and Models of Public Policy Making, Fourth Edition, Routledge – Taylor & Francis Group, ISBN: 978-1-315-71737-1
- Boddy, David; Paton, Steve (2011). Management: an introduction, Fifth Edition, Pearson Education Limited, ISBN: 978-0-273-73896-1
- Commission, European (2017). “Acesso ao Financiamento das Pequenas e Médias Empresas”, Ficha Temática do Semestre Europeu, https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/file_import/european-semester_thematic-factsheet_small-medium-enterprises-access-finance_pt.pdf
- Crane, Bret (2020). “Revisiting Who, When, and Why Stakeholders Matter: Trust and Stakeholder Connectedness”, Business & Society, Vol 59 (2), PP. 263-286
- Finanças, Ministério (2020) “Relatório do Orçamento de Estado 2021”,
- Freire, Adriano (2020). HEstratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, 1ª Edição, Lisboa, Bertrand Editora, Lda., ISBN: 978-972-25-4075-9