Métodos de Ensino
A UC funciona com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva das matérias com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) Desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações públicas;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras UCs.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados sempre que possível meios audiovisuais diversos.
É disponibilizado na plataforma NONIO um caderno com casos práticos, e alguns textos e artigos científicos especializados de leitura obrigatória.
A UC funciona com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva das matérias com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) Desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações públicas;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras UCs.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados sempre que possível meios audiovisuais diversos.
É disponibilizado na plataforma NONIO um caderno com casos práticos, e alguns textos e artigos científicos especializados de leitura obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular de Controlo de Gestão e Criação de Valor nas Entidades Públicas, atenta ao papel primordial, e cada vez mais relevante, que o Controlo de Gestão tem vindo assumir nos últimos anos nas Entidades Públicas, decorrente da maior complexidade dos problemas de gestão e da consequente necessidade de melhorar o seu desempenho e obter melhores resultados consonantes com os objetivos da entidade.
Visa dotar os mestrandos dos conhecimentos necessários para :
1 – Analisar a transposição dos conceitos e processos de Gestão (Estratégica, Tática e Operacional) originariamente concebidos na administração de empresas privadas para o campo da administração das entidades públicas;
2 – Definir a Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos da Entidade Pública, tendo em conta as políticas públicas;
3 – Analisar os principais princípios que norteiam a atividade de gestão pública e da sua avaliação e controlo, os princípios da eficácia, eficiência e economia, efetividade ou impacto, equidade, responsabilidade (accountability).
4 – Identificar o papel, objetivos, destinatários e diversidade de instrumentos de um sistema de controlo de gestão nas Entidades públicas;
5 Analisar, conceber, desenvolver e implementar os instrumentos de controlo e avaliação da gestão nas entidades públicas, tanto no âmbito estratégico e intermédio/funcional, como operacional;
6 – Incentivar a análise crítica de soluções de conceção de sistemas de controlo de gestão.
Competências a desenvolver:
Concluída a Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Compreender o processo de planeamento estratégico, intermedio/funcional e operacional das organizações;
Articular, adequar e inserir o controlo de gestão no processo de gestão estratégica, intermédio/funcional e operacional, com vista à criação valor nas entidades públicas
Distinguir os objetivos e processos de ” CONTROLO ” e da “AVALIAÇÃO”;
Conhecer os instrumentos de controlo e avaliação em gestão pública, quer ao nivel estratégico, quer ao nível funcional e nível operacional, Benchmarking, gestão e controlo orçamental, Tableau de Bord ( indicadores de avaliação de desempenho público) e BSC – Balanced Scorecard.
Saber identificar os CRITÉRIOS CHAVE A QUE DEVEM OBEDECER OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PÚBLICO
Conhecer MODELOS DE GESTÃO ORÇAMENTAL PÚBLICA:
o orçamento incremental para o ano (por naturezas)
o orçamentos de desempenho/funcionais
o orçamento por programas/projetos
o orçamento baseado nas atividades
o orçamento por centros de responsabilidade (custos, resultados, investimento).
Conhecer, e saber utilizar o BSC – BALANCED SCORECARD como um instrumento de controlo de gestão estratégica
Ter capacidade para saber diagnosticar os sistemas de controlo de gestão e de avaliação existentes na organização, e desenhar as bases para conceber, desenvolver e implementar um modelo de controlo de gestão e de avaliação adequado às necessidades da entidade pública.
Devem ainda ser capazes de elaborar uma folha de cálculo que permita apoiar a construção do balanced scorecard (BSC), e do tableau de bord nas entidades públicas.
Programa
1. Gestão Pública versus Gestão Privada; Evolução da gestão pública, “Managerialismo, New Public management”
2. Níveis e Instrumentos de Planeamento: Estratégico, Intermédio/Funcional e Operacional.
3. Avaliação da gestão pública: Conceitos, princípios e critérios chave a que devem obedecer os indicadores de avaliação da performance do desempenho de uma boa gestão pública.
4. Instrumentos de Controlo de Gestão pública:
4.1 Técnicos de Pilotagem: Orçamento e Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard; Benchmarking;
4.2 Organização do Comportamento e avaliação da perfomance: Centros de Responsabilidade;
4.3 De Comunicação e Diálogo.
5. Conceção de sistemas de controlo de gestão.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. ANTHONY, Robert N., GOVINDARAJAN, Vijay – Management Control Systems, European Edition, McGraw-Hill, 2014
2. Daft, R., Management /New era of Management, 2005, 7ª Ed., Thompson/South-Western
3. KAPLAN, R. e NORTON, The Balanced Scorecard: translation strategy into action, Boston, Mass.: Havard Bussiness Scholl Press (FEP – 658.5-62), 1996
4. MERCHANT, KA E STEDE WAV – Management Control Systems, Ed. Prentice Hall, 2007)
5. MANAGEMENT CONTROL IN MODERN GOVERNMENT ADMINISTRATION: SOME COMPARATIVE PRACTICES;
6. NEVES, João C., JORDAN, H., RODRIGUES, José A. –10ª Ed., Áreas Editora, O Controlo de Gestão ao Serviços da Estratégias e dos Gestores, 2015
7. Nicolas Berland, Benjamin Dreveton. Management control system in public administration: beyond rational myths. Accounting Reform in the Public Sector: Mimicry, fad or Necessity, Réseau Cigar, p. 21-37, 2006.
8. WELSCH, GLENN A., HILTON, RONALD W.E GORDON, PAUL N, Budgeting, Profit Planning and Control, Ed. Prentice Hall, 5ª Edição. (1988)
9. SIMONS, R. – Perfomance measurement & control systems for implementing strategy, Text and Cases, Prentice Hall (FEP – 658.15-80), 2013
Artigos:
Jan van Helden & Christoph Reichard – Management control and public sector performance management, Baltic Journal of Management, 4 January 2019
10. SIGMA Papers No. 4 – Management Control in Modern Government Administration: Some Comparative Practices; OCDE 1996