Liderança e Gestão de Equipas

Métodos de Ensino

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método de ensino incidirá em metodologias ativas de análise de textos/ casos, demostração e análise de metodologias/ instrumentos práticos e autodiagnósticos.

 

Avaliação Contínua. Classificação obtida através da realização de dois trabalhos:

 

 – Pesquisa, análise e apresentação de artigo científico publicado e redigido em Inglês. Temática de liderança e gestão de equipas (a aprovar) – ponderação de 40%;                                       

 – Realização e apresentação oral de trabalho prático de grupo – ponderação de 60%.

 

 Para ambos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima de oito valores.

Para a aprovação na U.C. a média das duas notas (40% + 60%) deverá perfazer um mínimo de dez valores.

 

Avaliação Final/ Recurso. Trabalho individual de revisão da literatura.

 

Para a aprovação na U.C. é exigida uma nota mínima de 10 valores. A metodologia de avaliação da U.C. não contempla a possibilidade de prova oral.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos e de práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância organizacional do desenvolvimento e liderança de equipas de elevada performance.

A par das abordagens teóricas e reflexão crítica, ancoradas no atual estado da arte, pretende-se que os alunos analisem e confrontem as atuais exigências organizacionais com diversas metodologias e práticas de liderança e gestão de equipas de trabalho. Assim sendo, visa-se o desenvolvimento e aplicação de comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma atualizada e cabal participação ao nível da implementação, liderança e capacitação de equipas de trabalho de elevada performance. Dessa forma, contribuindo para a criação de valor organizacional e para a realização individual das pessoas.

Programa

  1. Introdução

1.1. A Emergência das competências de liderança e gestão de equipas.

1.2. Impacto dos role models de liderança e gestão de equipas no desempenho organizacional.

 

 

2. Liderança

2.1. Managerial and leadership Effectiveness – Gestão e Liderança.

2.2A Evolução teórica do conceito e dos modelos de liderança.

2.3. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership.

2.4. Boas práticas de liderança: Relevância das competências comportamentais. 

2.5. Autodiagnósticos e análise de casos práticos.

 

3. Gestão de Equipas.

3.1. As equipas de elevada performance: Formação e capacitação.

3.2. Monitorização de objetivos e delegação de funções.

3.3. Empowerment de pessoas/equipas e team building

3.4. Funcionalidade dos problemas Vs disfuncionalidade dos conflitos: A gestão construtiva.

3.5. Equipas multiculturais: global mindset, participação e gestão.

3.6. Planificação de atividades e eficácia das reuniões de equipa.

3.7. Autodiagnósticos e análise de casos práticos.

 

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bass, B.M. (2008). The Bass handbook of leadership: Theory, research and managerial applications (4th Ed.).N.Y: Free Press.

Fortes da Costa, R. (2012). Equipas de alto rendimento: Saber liderar equipas de trabalho. Lisboa: Editora RH.

Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. (2007). Os novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. Lisboa: Gradiva.

Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (18th Ed).  Thousand Oaks: Sage.

Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

Rego, A.  & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Silabo. 

Robbins, S.P., Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.

West, M.A. (2012). Effective teamwork: Practical lessons from organizational research (3rh Ed.). N.Y.: John Wiley & Sons.

 

Textos e artigos a disponibilizar no Nonio – inforestudante.

 

Texts and articles to be made available on Nonio – inforestudante.