Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método de ensino incidirá em metodologias ativas de análise de textos/ casos, demostração e análise de metodologias/ instrumentos práticos e autodiagnósticos.
Avaliação Contínua. Classificação obtida através da realização de dois trabalhos:
– Pesquisa, análise e apresentação de artigo científico publicado e redigido em Inglês. Temática de liderança e gestão de equipas (a aprovar) – ponderação de 40%;
– Realização e apresentação oral de trabalho prático de grupo – ponderação de 60%.
Para ambos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima de oito valores.
Para a aprovação na U.C. a média das duas notas (40% + 60%) deverá perfazer um mínimo de dez valores.
Avaliação Final/ Recurso. Trabalho individual de revisão da literatura.
Para a aprovação na U.C. é exigida uma nota mínima de 10 valores. A metodologia de avaliação da U.C. não contempla a possibilidade de prova oral.
Resultados de Aprendizagem
Aquisição de conhecimentos e de práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância organizacional do desenvolvimento e liderança de equipas de elevada performance.
A par das abordagens teóricas e reflexão crítica, ancoradas no atual estado da arte, pretende-se que os alunos analisem e confrontem as atuais exigências organizacionais com diversas metodologias e práticas de liderança e gestão de equipas de trabalho. Assim sendo, visa-se o desenvolvimento e aplicação de comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma atualizada e cabal participação ao nível da implementação, liderança e capacitação de equipas de trabalho de elevada performance. Dessa forma, contribuindo para a criação de valor organizacional e para a realização individual das pessoas.
Programa
- Introdução
1.1. A Emergência das competências de liderança e gestão de equipas.
1.2. Impacto dos role models de liderança e gestão de equipas no desempenho organizacional.
2. Liderança
2.1. Managerial and leadership Effectiveness – Gestão e Liderança.
2.2. A Evolução teórica do conceito e dos modelos de liderança.
2.3. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership.
2.4. Boas práticas de liderança: Relevância das competências comportamentais.
2.5. Autodiagnósticos e análise de casos práticos.
3. Gestão de Equipas.
3.1. As equipas de elevada performance: Formação e capacitação.
3.2. Monitorização de objetivos e delegação de funções.
3.3. Empowerment de pessoas/equipas e team building
3.4. Funcionalidade dos problemas Vs disfuncionalidade dos conflitos: A gestão construtiva.
3.5. Equipas multiculturais: global mindset, participação e gestão.
3.6. Planificação de atividades e eficácia das reuniões de equipa.
3.7. Autodiagnósticos e análise de casos práticos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bass, B.M. (2008). The Bass handbook of leadership: Theory, research and managerial applications (4th Ed.).N.Y: Free Press.
Fortes da Costa, R. (2012). Equipas de alto rendimento: Saber liderar equipas de trabalho. Lisboa: Editora RH.
Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. (2007). Os novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. Lisboa: Gradiva.
Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (18th Ed). Thousand Oaks: Sage.
Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Silabo.
Robbins, S.P., Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.
West, M.A. (2012). Effective teamwork: Practical lessons from organizational research (3rh Ed.). N.Y.: John Wiley & Sons.
Textos e artigos a disponibilizar no Nonio – inforestudante.
Texts and articles to be made available on Nonio – inforestudante.