Métodos de Ensino
Dada a especificidade desta UC Não Letiva as “Metodologias de Ensino-Aprendizagem” (MEA) tradicional não serão aplicáveis. Assim, as
MEA da UC articuladas com o modelo pedagógico, são desempenhadas pelo Orientador e/ou Co-orientador(s), devendo o estudante deve
reunir regularmente com este(s). Estas MEA são:
MEA1: Sessões de orientação individual, focadas no acompanhamento personalizado do progresso da investigação (revisão de literatura,
metodologias de investigação e análise de dados e aplicabilidade das ferramentas para esse efeito (SPSS, NVivo. R, Biblioshiny, Power
BI, etc.)) e na resolução de problemas específicos relacionados ao tema da dissertação, promovendo a troca de ideias entre os estudantes
e docentes e o desenvolvimento de pensamento crítico e das competências analíticas necessárias para a pesquisa empírica (OA1, OA2 e
OA3).
MEA2: Feedback contínuo e estruturado nas fases de redação da dissertação, incluindo revisões detalhadas do plano de trabalho
(proposta de dissertação), dos capítulos preliminares e do documento final da dissertação (OA4).
MEA3: Simulações de defesa da dissertação, permitindo aos estudantes melhorar a sua comunicação oral e argumentação perante o Júri
de Avaliação (OA5).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem (OA)
OA1 Realizar uma investigação autónoma, aprofundada e rigorosa sobre uma problemática relevante nas áreas fundamentais do CE
OA2 Analisar criticamente literatura científica e desenvolver quadros teóricos robustos
OA3 Aplicar metodologias de investigação adequadas para recolher e interpretar dados empíricos
OA4 Redigir uma dissertação estruturada, demonstrando capacidade de síntese e argumentação
OA5 Apresentar e defender os resultados de forma clara e fundamentada perante um júri
Competências/Capacidades/Aptidões (C)
C1 Formular problemas de investigação relevantes e sustentados teoricamente (OA1 e OA2)
C2 Escolher e aplicar métodos científicos adequados ao tema de estudo (OA3)
C3 Desenvolver uma argumentação escrita coerente e fundamentada, respeitando as normas académicas (OA4)
C4 Defender oralmente os resultados perante um júri, evidenciando domínio do tema (OA5)
Programa
1. Definição do problema de investigação
2. Revisão de literatura e construção do quadro teórico
3. Metodologias de investigação científica: qualitativa, quantitativa e mista
4. Recolha e análise de dados empíricos
5. Estruturação e redação da dissertação
6. Preparação e apresentação da defesa pública
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Clark, T, Foster, L, Sloan, L, Bryman, A (2021) Bryman’s Social Research Methods (6 E) Oxford University Press
Creswell, J W, Creswell, J D (2022) Research Design (6 E) SAGE
Yin, R K (2017) Case Study Research and Applications (6 E) SAGE
Maxwell, J A (2025) Mixed methods research outside the box SAGE
Saunders, M, Lewis, P, Thornhill, A (2023) Research Methods for Business Students (9 E) Pearson
Nunan, D, Birks D F, Malhotra, N K (2020) Marketing Research Applied Insight (6 E) Pearson
COMPLEMENTAR
MK
Brouthers, K D, Nakos, G, Hadjimarcou, J (2021) Strategic Marketing in Global Markets SAGE
Keegan, W J, & Green, M C (2021) Global Marketing (10 E) Pearson
Martinez, R, Kotler, P, Kibria, S (2024) Essentials of Modern Marketing (Italian E) Pearson
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Deresky, H (2022) International Management: Managing Across Borders and Cultures, Text and Cases (10 E) Pearson
Collinson, S, Narula, R, Rugman, A M (2021) International Business (8 E) Pearson