Comportamento e Inovação Organizacional

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo geral o aprofundar de conhecimentos teóricos e empíricos sobre o comportamento humano nas organizações numa perspectiva de mudança e inovação. Especificamente, os mestrandos deverão ser capazes de: 1. Entender os fatores que determinam/influenciam o desenvolvimento humano nas organizações; 2. Refletir e debater sobre os processos de comunicação, motivação, liderança e aprendizagem, numa perspectiva de mudança e inovação organizacional; 3. Adquirir competências em Coaching; 4. Saber aplicar técnicas e ferramentas de programação neurolinguística para o desenvolvimento pessoal e organizacional. 5. Adquirir competências técnicas e metodológicas que permitam assessorar a gestão organizacional na análise e/ou implementação de medidas de avaliação de desempenho dos recursos humanos

Programa

1. Definição do conceito de Desenvolvimento Organizacional e concepção de organização como sistema aberto e suas implicações. 2. A dinâmica das pessoas e das organizações: os processos de comunicação, motivação e liderança como incentivos à inovação e mudança nas/das organizações. 3.Avaliação de desempenho 4. Programação neuro-linguística: 4.1. Definições 4.2. Técnicas e pressupostos 4.3. Modelos de Mundo 4.4. Rapport 4.5. Aprendizagem acelerada 4.6. Sistemas de representação 4.7. Meta Programas 4.8. Ancoragem 4.9. Círculos de excelência 5. O Coaching organizacional: 5.1. Organizações Positivas 5.2. Principais actividades/Competências associadas ao coaching 5.3. Os vários Modelos de Coaching (GROW/ACHIEVE/LASER/POSITIVE) 5.4. Benefícios e elementos essenciais de coaching 5.5. Modalidades 5.6. Estilos de coaching 5.7. Coaching e liderança 5.8. Coaching e Inteligência Emocional 6. Aprendizagem organizacional e inovação.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bou-Pérez, J. F. (2007). Coaching para docentes. Barcelona: Ed. Club Universitario. Camara, P.; Guerra, P.; e Rodrigues, V. (2007). Novo Humanator – Recursos humanos e sucesso empresarial. Lisboa: D. Quixote. Cunha, M. P., Rego, A. e Cunha, R. C. (2006). Organizações positivas. Lisboa: D. Quixote. Cunha, M. P. et. al. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Ed. Goleman (2007). Inteligência social – A nova ciência das relações humanas. Lisboa: Circ. de Leitores. Huczynski, A.; e Buchanan, D. (1991). Organizational behavior. N. York: Prentice-Hall. O`Connor, J.; e Lages, A. (2005). Coaching con PNL. Barcelona: Urano. Rego, A. et al. (2004). Coaching para executivos. Lisboa: Escolar Ed.. Seymour, J.; e O´Connor, J (2005). Introdução à programação neurolinguística. Como entender e influenciar as pessoas. S. Paulo: Ed. Summus. Whitmore, J. (2009). Coaching for performance. London & Boston: Nicholas Brealey.