Métodos de Ensino
As metodologias de ensino integram uma componente expositiva e outra, predominante, de “aprender-fazendo” de forma orientada, fomentando-se a pesquisa e participação ativa dos estudantes, a análise crítica e o processo colaborativo. Isto permitirá que os alunos desenvolvam competências específicas e transversais que vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular.
A avaliação da unidade curricular será feita através de duas componentes:
a) Análise, em grupo, de um artigo científico, com apresentação e discussão em aula, em que terá de se identificar e explicar a metodologia de investigação, bem como os resultados obtidos – ponderação 50%.
b) Elaboração, apresentação e discussão, individual, de uma proposta de dissertação, de trabalho de projeto ou de estágio e relatório, estruturada de acordo com o modelo aprovado pela comissão científica do Mestrado Controlo de Gestão – ponderação 50%.
Esta metodologia de avaliação aplica-se nas épocas normal e de recurso.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos necessários sobre as metodologias de investigação, métodos e técnicas na área do controlo de gestão, com vista a prepará-los para a elaboração do trabalho a desenvolver durante a componente não letiva deste Mestrado, seja o mesmo sob a forma de dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio. Neste âmbito, pretende-se também proporcionar aos estudantes as competências para, de forma crítica, saberem selecionar e aplicar os métodos estatísticos adequados à recolha e análise de dados empresariais, com recurso a software estatístico.
Programa
I – Introdução à investigação
- Construção do conhecimento e natureza da investigação científica
- Etapas do processo de investigação
II – O processo de investigação
- Escolha do tema, definição do problema, escolha da estratégia de investigação, revisão da literatura e aplicação do método investigação.
- Desenho da investigação: objetivo, questões/hipóteses de investigação, identificação das variáveis e dos métodos estatísticos.
- Métodos qualitativos e quantitativos
- Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados, análise e interpretação dos dados.
- Apresentação e discussão dos resultados.
III – O processo de pesquisa e redação
- Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
- Estrutura de um trabalho de mestrado
- Elaborar a proposta de trabalho
- Ferramentas informáticas de apoio
IV – A ética na investigação
V – Tópicos de investigação relevantes na área do controlo de gestão, selecionados em cada edição para os seminários.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 4th ed, SAGE.
Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation for Business Students, 3rd ed, Prentice Hall.
Ghauri, P., & Gronhaung, K. (2010). Research Methods in Business Studies, 4th ed, Pearson.
Hill, A. & Hill, M. M. (2009). Investigação por questionário. 2ª ed, Ed. Sílabo.
J.V., Augusto, M.G. & Ferreira, P.L. (2012). Estatística Aplicada à Gestão, Vida Económica.
Kumar, R. (2014). Research Methodology – a step-by-step guide for beginners, 4th ed, SAGE.
Major, M. J., & Vieira, R. (coord) (2018). Contabilidade e Controlo de Gestão, 2ª ed, Escolar Editora.
Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada, 2ª ed, Ed. Sílabo.
White, B. & Rayner, S. (2014). Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2nd ed, Cengage Learning.
Yin, R. K. (2014). Case Study Research – Design and Methods, 5th ed, SAGE Press.