Psicossociologia das Relações Humanas

Métodos de Ensino

Será utilizado o método expositivo; a técnica de perguntas e respostas e, ainda, o recurso ao método de discussão
dos
vários conteúdos na sala de aula. A docente pretende promover a participação e a contribuição de todos.
A avaliação será realizada através de exame final, constituído este por uma prova escrita individual, com a duração
de 2
horas (15 valores).
Outros elementos serão tidos em consideração na avaliação do/a aluno/a, nomeadamente a presença e
assiduidade, a participação, o espírito crítico, o empenho e o comportamento (5 valores).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se:
– identificar os elementos que estão presentes na interacção social quer em contexto profissional quer em
contexto pessoal e suas consequências;
– perceber a relação entre a cultura e a sociedade;
– compreender e analisar as organizações modernas e os efeitos da Globalização, num mundo em constante
mudança.

Programa

A socialização;
A interacção social;
A comunicação interpessoal;
A cultura, os valores, as normas e a migração;
A Globalização e o Risco;
O individualismo e a fragilidade das relações humanas;
As organizações modernas e o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alis, David et al (2012), Gestão de Recursos Humanos. Edições Piaget
Bauman, Zygmunt (2003), Amor Líquido. Relógio D´Água.
Beck, Ulrich (2013), World at Risk. Wiley
Goleman, Daniel (1995), Inteligência Emocional. Temas e Debates: Círculo de Leitores
Lipovetsky, Gilles (1983), A Era do Vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Edicões70
Pina e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita, Cabral-Cardoso, Carlos; Neves, Pedro (2016) Manual
de Comportamento Organizacional e Gestão, RH Editora, 8ª edição
Vala, Jorge e Monteiro, Maria Benedicta (2013), Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian
Revista Crítica de Ciências Sociais (2002), Globalização: fatalidade ou utopia? CES, Nº.63