Projeto

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular de Projeto/ Estágio tem como principal objetivo dotar os alunos das competências necessárias ao desenvolvimento
dos trabalhos de Projeto ou de Estágio e auxiliar ainda na elaboração do respetivo relatório.
Como objetivos específicos pretende proporcionar um estudo aprofundado de um tema, nas áreas científicas fundamentais do NCE,
promovendo e motivando a investigação aplicada.
São pontos-chave desta UC, proporcionar informação atualizada e reforçar a aquisição de novas competências técnicas e científicas aplicadas .
Em termos de aptidões e competências, os alunos desenvolvem:
– a capacidade de investigação;
– aptidões técnicas;
– a análise sistemática e o espírito crítico;
– a escrita técnica e científica;
– a capacidade de exposição pública de trabalhos técnico-científicos.

Programa

A Unidade Curricular de Projeto/Estágio compreende a realização de um conjunto de seminários dirigidos às temáticasde interesse comum
à maioria dos estudantes. Há temáticas de interesse transversal, omeadamente as que enfocam nas metodologias deinvestigação aplicada.
Assim, serão versados essencialmente os seguintes tópicos:
1. Metodologias de desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada;
2. Metodologias de pesquisa e de revisão crítica da literatura;
3. Metodologias para o desenvolvimento do projeto ou trabalho de estágio;
4. Técnicas de recolha e tratamento de dados;
5. Metodologias de disseminação de trabalhos de investigação aplicada;
6. Seminários e aulas abertas com especialistas nas áreas fundamentais do NCE.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

A bibliografia é específica para cada Projeto/Estágio e Relatório realizado, estando em concordância com o temaescolhido
para o trabalho desenvolvido. Para suporte às metodologias considera-se:
[1] João Ruas (2017), Manual de Metodologia de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses, 5.ª Edição, EAN 978-9896700881; ISBN 9789896700881, Escolar Editora.
[2] Margarida Pocinho (2012), METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO, EAN 978-9727579167, ISBN 978-972-757-916-7, Lidel – Editora.
[3] Marie-Fabienne Fortin (2009), FUNDAMENTOS E ETAPAS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Editor Lusodidacta,EAN 978-9898075185, ISBN 9789898075185.
[4] Newbold, P., Carlson, W. e Thorne, B., Statistics for Business and Economics, Prentice Hall, 5ª ed., Prentice Hall,2003.
The references are specific for each Dissertation / Work Project / Internship and Report, and is in accordance with thetheme chosen.