Marketing Internacional

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será baseada em exposição teórica de conceitos chave conjugada com análise de casos sobre Marketing Internacional.
Avaliação baseada em exame final e entrega periódica de relatórios.

Resultados de Aprendizagem

(i) Os alunos deverão entender os conceitos fundamentais do Marketing Internacional;
(ii) os alunos devem ser capazes de analisar as motivações e razões para internacionalização;
(iii) Os alunos deverão ser capazes de definir o processo de internacionalização e da iniciação da atividade da internacionalização bem como estimar os recursos necessários;
(iv) Os alunos deverão ser capazes de entender e interpretar as diferentes formas de internacionalização bem como as diferentes formas de abordagem aos mercados;
(v) Os alunos deverão ter capacidade de definir a melhor estratégia e políticas operacionais de Marketing na ótica da internacionalização.

Programa

1. O marketing internacional e a sua importância no mundo atual.
2. Motivações e Razões para a Internacionalização.
3. A competitividade internacional.
4. Análise do Ambiente internacional.
5. Segmentação e seleção do(s) Mercado(s) Internacional(ais).
6. Posicionamento.
7. Modos de entrada e abordagem aos mercados.
8. Políticas Operacionais do Marketing Internacional (Marketing MIX).
9. A negociação com parceiros internacionais.
10. O controlo das atividades em marcados internacionais.
11. O plano de Marketing internacional.
12. A importância crescente do e 􀍲marketing no contexto da internacionalização.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia