Projeto de Investigação

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar combinarão o ensino teórico na abordagem das temáticas, com a aplicação prática por meio de
exemplos que os ilustrem, casos práticos de análise e discussão, exercícios em aula individuais e em grupo, para fomentar a participação
ativa.
Na abordagem dos conteúdos serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos de forma a criar
interatividade e participação.
Os métodos pedagógicos a utilizar serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando a conciliação entre a
apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas com metodologias ativas de interação dos estudantes, permitindo a
confirmação dos conteúdos apreendidos com uma forte aproximação aos contextos organizacionais reais atuais.
Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os estudantes, fazendo uso da tecnologia educativa, tais
como: Kahoot, Socrative e Mentimeter, entre outros.
Em síntese, as metodologias de ensino e de aprendizagem (MEA) a utilizar nesta unidade curricular são:
MEA1. Aulas teóricas e práticas: Introdução de conceitos e aplicação em casos reais.
MEA2. Discussões e debates: Estímulo ao pensamento crítico e análise reflexiva.
MEA3. Workshops: Desenvolvimento de competências práticas em ferramentas como NVivo e Zotero.
MEA4. Exercícios práticos: Elaboração de planos de investigação e revisão da literatura

Resultados de Aprendizagem

Obj Aprendizagem (OA)
OA1 Identificar o procedimento científico e as etapas fundamentais de uma invest
OA2 Realizar revisão da literatura identificando lacunas e oportunidades de estudo
OA3 Selecionar e justificar a abordagem metodológica adequada ao problema de investigação
OA4 Aplicar técnicas de recolha/análise de dados, adequando-as aos objetivos e contexto do estudo
OA5 Usar as normas de citação e elaboração de referências bibliográficas
OA6 Planear cronogramas de investigação realistas e viáveis
OA7 Comunicar planos de trabalho de forma clara e estruturada
Competências (C)
C1 Identificar etapas e fundamentos da investigação científica (OA1)
C2 Analisar criticamente literatura académica (OA2)
C3 Selecionar métodos científicos apropriados (OA3)
C4 Desenvolver habilidades práticas de recolha e análise de dados (OA4)
C5 Aplicar normas de citação e formatação (OA5)
C6 Demonstrar organização na elaboração de cronogramas (OA6)
C7 Comunicar resultados de forma estruturada e eficaz (OA7)

Programa

1 Introdução à investigação
1.1 Construção do conhecimento e natureza da investigação científic
1.2 Etapas do processo de investigação
2 O processo de invest
2.1 Processo da investigação: tema, problema, estratégia de investigação, revisão da literatura e aplicação do método selecionado
2.2 Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo e definição das
hipóteses
2.3 Métodos qualitativos e quantitativos
2.4 Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados
2.5 Apresentação e interpretação dos resultados
3 O processo de pesquisa e redação
3.1 Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
3.2 Estrutura de uma dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio
3.3 Como elaborar uma proposta de trabalho
3.4 Ferramentas informáticas de apoio à investigação
4 A ética na investigação: princípios e regulamentações
5 Temas atuais de Mj e Negócios Internacionais

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cameron, R., & Price, D. (2020). Business research methods (2nd ed.). Routledge.
Blaikie, N. (2018). Approaches to social inquiry: Advancing knowledge (3rd ed.). Polity Press.
Bryman, A., & Bell, E. (2018). Business research methods (5ª ed.). Oxford University Press.
Coutinho, C. (2016). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (2ª Edição). Coimbra: Almedina.
Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2018). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches (4th ed.). SAGE
Publications.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2017). Manual de Investigação em Ciências Sociais (7ª Edição). Lisboa: Gradiva.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (8th ed.). Pearson Education.